Varadas – Salmo 23.4

ovelha-perdida-5959ad3265dc3

Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam”.

A lida pastoril requer que os animais sejam conduzidos de um lugar para outro em busca de melhores pastos e de águas tranquilas. Às vezes era necessário sair do vale e subir ao planalto, e esta condução era feita por caminhos estreitos e pedregosos. As ovelhas não conseguem ver ao longe e isto torna perigoso este deslocamento. Por isto o pastor usava o bordão e o cajado. O primeiro era para a proteção do rebanho contra animais selvagens, e o outro era para “disciplinar” as ovelhas batendo em seus flancos para que não saíssem do caminho seguro; caso se aproximassem demais da beira do caminho correriam sério risco de cair, se machucar ou até mesmo morrer. 

Não é à toa que Deus compara o seu povo com ovelhas. Nossa visão muitas vezes é míope e só conseguimos ver o que está diante de nossos olhos, aquilo que acontece apenas no presente momento. Não há dúvidas que caminhamos pela fé, que ouvimos a voz do bom pastor, mas muitas vezes não conseguimos distinguir os perigos que estamos correndo e muito menos enxergar os livramentos constantes que o Senhor nos faz; só sentimos algumas “varadas”, resmungamos e choramos, depois voltamos a caminhar ressentidos com o Senhor e perguntando: “porque isto aconteceu Senhor?”. 

Levar algumas “varadas” pode não ser bom, mas é necessário, e nenhuma ovelha está escape do alcance da vara do Senhor. Esta disciplina não é necessariamente uma coisa ruim, pois é uma expressão de amor e preocupação que o pastor tem por sua ovelha querida. Em Hebreus 12.6 encontramos: “Porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe”

Ser uma “ovelha” do Senhor é bênção. Ele cuida dos seus filhos mesmo diante de grandes perigos; Ele protege do mal e dá umas “varadas” para o nosso bem. 

Quando algo que você considera ruim acontecer em sua vida lembre-se de que Deus tem um propósito para todas as coisas. Nós só precisamos ouvir sua voz e segui-lo confiados em seu grande amor.

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel

A Agenda para 2020 está quase pronta!

Em Fevereiro todos os eventos já estarão agendados e você poderá visualizar por aqui.