IPJ

Um filho faz muitos pedidos ao seu pai, qual avalia a importância e a intenção desse pedido. Um funcionário pede algo ao seu chefe, talvez antes de pedir o que ele gostaria, faz algumas ações qual não é de seu costume. O faz com intenções futuras, para ter seu pedido atendido.

É muito bom e satisfatório sermos atendidos em nossas pretensões, ter correspondido aquilo que pedimos. Talvez algumas pessoas se frustrem ao ter seu pedido negado. Um filho quando quer algo do pai, chama ele de papai querido, faz rodeios, bajula para que seu pedido seja respondido de forma igual ao que ele espera.

A mãe do Santiago e João foi até Jesus e prostando-lhe pediu um favor. A palavra prostrar-se tem o significado de lançar-se ao chão em postura de súplica ou adoração. Ela estava adorando ao Senhor com o seu coração motivado a pedir-lhe algo a Jesus Cristo. A motivação do coração não foi em adoração pelo que Cristo é, mas pelo que ela gostaria de receber.

Esse pedido estava implícito o ego e a vaidade, talvez ela estivesse confundido o reino celestial com o reino terreno, pois isso era um costume da dinastia. Não estou afirmando que ela não tinha fé, se usarmos Mateus 19.28, ela poderia muito bem ter interpretado como um acontecimento terreno.

O texto nos mostra que seu pedido não fora atendido, estamos diante de um texto que nos mostra que o Senhor não atendeu este pedido.

Por que o Senhor não atendeu o pedido?

O Senhor não atendeu ao pedido por ser um pedido ignorante, “Não sabeis o que pedis.” Em várias de nossas orações não sabemos pedir. Paulo diz que não sabe como orar, pedir – Romanos 8.26; Tiago nos exorta quanto ao pedir – Tiago 4.3; Ao orarmos, devemos orar em sintonia com a vontade de Deus. – 1 João 5.14, Jesus orou ao Pai dizendo; Não seja como Eu quero, mas como Tu queres.

A sabedoria e o conhecimento de Deus não permitem que Ele atenda a nossa ignorância.

O Senhor não atendeu o pedido por ser um pedido a vaidoso, “Que no teu reino se assentem um a tua direita e outro a tua esquerda.” A vaidade é um perigo muito grande, ela derrubou Lúcifer, levou nossos primeiros pais para fora do jardim localizado no Édem. Pois se comecem do fruto do conhecimento do bem e do mal, teriam o mesmo conhecimento de Deus. Deus não atende a vaidosos; só dá poder àqueles que estão prontos a glorificá-lo. – Atos 8.18-23; Deus não dá a sua glória ao homem. – Isaías 42.8; 48.11. É necessário que o nosso coração esteja limpo de qualquer vaidade quando pedimos algo a Deus. Às vezes oramos assim; Ó Deus encha-me com o teu Espírito Santo. Mas, continuamos vazios, isto é, porque ainda não há lugar para Deus em nosso coração. A bíblia nos ensina que Deus não aceita uma oração vaidosa. – Tiago 4.6; 1 Pedro 5.5

O Senhor não atendeu por ser um pedido incoerente, os discípulos pleiteavam um direito que não lhes cabia, algo que não pertencia a eles. Nosso pedido a Deus deve ser coerente, temos o dever de reconhecermos a nossa vocação e pautarmos a nossa vida dentro da vontade de Deus. – 1 Coríntios 7.17,20, devemos pedir a Deus que nos ensine a orar. Ao orarmos nossos pedidos devem agradar ao Senhor, sempre agradecer por tudo o que temos, tudo que nos foi dado, o maior milagre é nossa redenção.

Neste sentido nossos pedidos veem de encontro com a vontade de Cristo, para que o Seu nome continue sendo levado a todos os lugares, que nossos irmãos recebem a palavra de vida e bebam da água que mata a sede.

 Que Cristo sempre cresça e nós diminuamos, nossos pedidos não são para nosso benefício, devemos sempre visar o reino dos céus, tudo o que poderíamos receber é a condenação, mas recebemos a salvação. Louvado é o nome de Jesus Cristo.

Avaliemos nossos pedidos, para ver se por acaso se enquadram nos motivos acima porque Deus não os atende.

Oremos conforme a vontade do Pai, Cristo nos ensina a orar, “Que seja feita a vossa vontade”, não devemos orar por vaidade, barganha ou pedidos fúteis, oremos para que o Reino dos Céus e o nome de Cristo Jesus seja glorificado hoje e para todo sempre. Amém!

 

Rev. Cristiam Matos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *