IPJ

O Senhor é o meu pastor, nada me faltará“.

Este é um dos salmos preferidos da cristandade. Davi, inspirado pelo Espírito Santo, revela intimidade com Deus e sua entrega total aos seus cuidados. Frases e versículos se tornam um todo harmonioso, leve e ao mesmo tempo profundo, simples e também grandioso. Sem dúvida, este também é um dos meus salmos preferidos. 

Este primeiro verso trata de estabelecer a ordem entre Deus e Davi: O Senhor é o pastor, e Davi é a ovelha a ser conduzida. Davi não questiona as decisões e propósitos de Deus, mas submete-se e simplesmente segue ao seu pastor. O pastor é quem traça seu caminho, quem o chama pelo nome, quem vê o que está porvir, quem prevê as dificuldades para alcançar o melhor para suas ovelhas; Davi deixa-se conduzir, sossega a sua alma porque sabe, entende perfeitamente que o Senhor proverá tudo o que ele necessita enquanto viver. Há um elo de confiança e amor que permeia esta hierarquia estabelecida. 

Quem lê este primeiro verso do Salmo 23 deseja ser uma das ovelhas do Senhor. Este desejo é fruto das necessidades físicas, mentais e espirituais que cada pessoa possui e que quer resolvida o quanto antes. A expressão de Davi – “nada me faltará” – acende esta esperança de que todas as carências sejam supridas. Estes tempos de incertezas, de angústias, de profunda ansiedade em saber o quê o amanhã reserva tem conduzido muitas pessoas a buscar a Deus. Querem que as palavras de Davi tenham sentido para suas vidas, que possam ter a certeza de que o Senhor vai cuidar de cada uma delas. 

Nós, cristãos, sabemos que o bom pastor é Cristo; nós somos as ovelhas que o conhecem e pelas quais ele deu a sua vida. Sabemos também que outras ovelhas se juntarão ao rebanho do Senhor e haverá um só rebanho e um só pastor (Jo 10.14-16). Até que os propósitos de Deus se cumpram, vamos fazer como Davi e confiar no Senhor, porque efetivamente nada do que necessitamos nos faltará.

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *