IPJ

“Vós sois o sal da terra…”

Sal é essencial para a vida na terra. Está presente em praticamente tudo, inclusive em nosso sangue. Desde os mais remotos tempos o sal é usado como condimento e também para conservar alimentos, pois os microorganismos não sobrevivem em ambiente salgado. Há milhares de aplicações para o sal: medicamentos, produtos de limpeza, produtos de beleza, “derreter” a neve nas estradas, uso agropecuário, etc. A maior fonte de sal vem da evaporação do mar, haja vista que a água do mar tem 3,5% de sal. Além desta fonte existem também minas de sal que extraem em média 270 milhões de toneladas por ano. Na época de Jesus os soldados romanos recebiam parte de seus honorários em sal, de onde derivou a palavra “salário”. 

Jesus sabia da importância do sal e seus ouvintes também. Comparar os discípulos com este produto indispensável era revelar-lhes o valor da missão que tinham pela frente. O contexto em que estas palavras foram ditas mostra o início do ministério de Jesus e a escolha dos discípulos que se tornariam o “sal da terra”. São palavras de motivação para que eles não perdessem de vista quão necessária era a existência deles para as pessoas que estão no mundo. 

É comum encontrar cristãos que não entendem qual é sua relevância dentro do reino. Acham que por não serem pastores, cantores, professores ou exercerem qualquer outro ofício eclesiástico não são úteis para a evangelização do mundo. Estas e outras atividades semelhantes são dons e talentos, mas vida cristã é para todos! Quando o cristão é sal da terra ele pode influenciar seus familiares, seus vizinhos, seus amigos, mostrar a eles que existe esperança em tempo de angústia, que há consolo em tempo de luto, que há presença de Deus em tempo de isolamento social. O que as pessoas precisam é de uma “pitada” do seu sal, da sua fé, da sua misericórdia, do seu amor. 

O meu e o seu desafio é que, na qualidade de discípulos de Cristo, sejamos sal da terra. Vamos fazer a nossa parte?

Um bom e abençoado dia.

 

Rev. Joel 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *