IPJ

Restaura-nos, ó SENHOR, Deus dos Exércitos, faze resplandecer o teu rosto, e seremos salvos” – Sl 80.19 

 

A palavra “restauração” no hebraico significa trazer de volta aquilo que era no princípio, reparar o que foi danificado.  

O salmo 80 é uma oração de Asafe e retrata um período conturbado do reino de Israel. O salmista apela para Deus, a quem reconhece como o verdadeiro e único pastor da nação, que ouça suas súplicas. Ele pede que o Senhor faça novamente brilhar seu rosto sobre Israel, que aja poderosamente e salve ao seu povo. Asafe sabe que o momento em que vivem é uma ação disciplinadora de Deus que está indignado com a atitude do seu povo (v.4 e implicitamente no v.18 – não nos apartaremos de ti, isto obviamente se Deus estender sua mão e fortalecer o filho do homem que rege a nação – v.17); é por isto que pede ao Senhor por três vezes para que os restaure (v.3, 7, 19).

Na nossa caminhada espiritual com Deus às vezes precisamos fazer esta mesma oração. Existem momentos em que nos sentimos fracos na fé e humilhados por aqueles que não têm Deus no coração. Entendemos que isto é permissão do Senhor e que carecemos da sua ajuda divina (v.5-6); também sabemos que somos uma grande nação cristã espalhada pela face da terra (v.9) e que já fomos referenciais para todas as nações (v.10-11). Hoje somos “invadidos” e “devastados” por incrédulos e javalis selvagens. Como o salmista, devemos clamar pela misericórdia de Deus a fim de que nos dê a devida proteção porque somos seus eleitos (v.14-17); suplicamos por vivificação (renovação da vida que já possuímos) e assim permaneceremos fiéis e continuaremos a invocar o Senhor (v.18). 

Vamos orar com o salmista? Vamos suplicar para que o Senhor dos Exércitos nos restaure e faça resplandecer sobre nós o seu rosto? Não se esqueça jamais que somente por sua imensa graça é que seremos salvos.

Um bom e abençoado dia.

Rev. Joel

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *