IPJ

“Alma”, na Bíblia, por vezes significa a parte imaterial do ser humano, o conjunto das atividades imanentes à vida (pensamento, sentimento, sensibilidade, etc.), aquilo que é considerado eterno e que será preservado na ressurreição dos mortos. 

Partindo da premissa da imanência, entendemos que em diversos momentos de nossa existência neste mundo a nossa alma pode ser afetada, atingida e até mesmo “desestruturada”.  Desta forma podemos entender quando encontramos referências à alma “enamorada” (Gn 34.3), angustiada (Gn 42.21), enfastiada (Nm 21.5), seduzida (Dt 13.6), impaciente (Jz 16.16), amargurada (1Sm 1.10; 2Rs 4.7), derramada (1Sm 1.15), entristecida (1Sm 2.33), remida (2Sm 4.9), aborrecida (2Sm 5.8), tomada (1Rs 19.4), desafiada a buscar ao Senhor (1Cr 22.19; 2Cr 15.22), entediada (Jó 10.1), “refrigerada” (Sl 23.3), abatida (Sl 42.11; 44.25), cansada (Mt 11.29), entristecida até a morte (Mt 26.38). Esta lista não está completa, mas é mais que suficiente para nos mostrar que nossa alma é importante, e que precisamos cuidar bem dela. Isto nos leva a duas perguntas: Quanto vale a sua alma? O que você estaria disposto a dar em troca? Estas perguntas não são minhas, mas do próprio Senhor Jesus (Mc 8.36-37). 

O que devemos fazer quando nos vemos sobrecarregados, mentalmente cansados, emocionalmente destruídos e espiritualmente “mornos”? Em outras palavras, o que fazer quando nossa alma está ferida, machucada, “quebrada”? A resposta está na Palavra de Deus, pois ela é perfeita para “restaurar” a nossa alma (Sm 19.7). Além dela, devemos buscar também o próprio Senhor, porque somente ele é capaz de “sarar” a nossa alma (2Cr 30.20).  

Certa vez ouvi uma história sobre o valor da alma. Um homem, no ardor de sua ira, profundamente indignado pelo valor do dinheiro brasileiro, pegou uma nota de dez reais e a amassou vigorosamente, reduzindo-a a uma pequena bolinha de papel. Não satisfeito, pisou nela e a chutou para longe. Passada a raiva, ele foi atrás daquela nota. Encontrou, desamassou e limpou como melhor pode porque, no final das contas, ela ainda valia dez reais!

Não importa quão “amassada”, “suja” ou “desprezada” esteja a sua alma, o fato é que ela tem valor. Não seja você a desprezá-la. Ainda que não haja em você o poder para desamassá-la e limpá-la, você sabe a quem recorrer. Em Jesus você pode confiar.

Uma boa e abençoada semana!

Rev. Joel