Refúgio – Salmo 23.5

ceia

Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda“. 

No antigo oriente existia um costume onde o anfitrião defendia seus visitantes com a própria vida ou com a de seus familiares se assim fosse necessário. Um bom exemplo é Ló, sobrinho de Abraão, que hospedou em sua casa dois anjos. Quando os homens de Sodoma vieram para lhes fazer mal, Ló chamou a atenção deles para esta regra antiga e ofereceu suas filhas em lugar deles (Gn 19.4-9. Leia – é importante). 

Quando Davi escreveu o salmo 23 ele já era rei e possuía muitos inimigos, inclusive dentro da sua própria família. Inimigos que não tinham descanso, que buscavam o seu mal constantemente. Ele bem sabia que não tinha como garantir sua proteção e por isto foi buscar refúgio na presença do Senhor. Sabemos que Davi compôs muitos salmos, e em grande parte deles aparece a palavra “refúgio” atribuída ao Senhor, o que mostra o quão importante era para ele esta proteção que Deus oferecia. 

Ao ler o verso 5 podemos traçar um paralelo com a mesa que o Senhor preparou para seus discípulos em sua última ceia. Qualquer refeição em conjunto evidencia intimidade, comunhão, amizade, força comunitária. Quando estamos ao lado do Senhor e dos seus santos estamos seguros e alegres (Sl 16.1-3). 

Ungir a cabeça com óleo tem duas possibilidades: 1) era comum o anfitrião oferecer um pouco de azeite para limpeza do cabelo como sinal de respeito e boas vindas (Lc 7.46); 2) era sinal da presença do Espírito Santo. Nada obsta em aceitar que ambas são contempladas na pessoa de Davi, e que o mesmo se aplica a todos os filhos de Deus. O cálice transbordante representa a fartura, a porção que é sem medida e que enche o protegido de Deus de alegria. 

Nós temos o inimigo de nossas almas e o velho homem que ainda habita em nosso corpo mortal. Como os inimigos de Davi, estes também são incansáveis. Somente na presença do Senhor encontramos segurança e cuidado, acolhimento e fartura; paz e alegria. 

Vamos nos refugiar no Senhor?

Um bom e abençoado dia.

Rev. Joel

A Agenda para 2020 está quase pronta!

Em Fevereiro todos os eventos já estarão agendados e você poderá visualizar por aqui.