IPJ

Há um ditado antigo que diz: “digas-me com quem andas, e te direi quem és”. Este adágio popular é verdadeiro, pois as pessoas com as quais nos associamos vão produzir algum impacto sobre nós e nos influenciar em nossas decisões pessoais, seja para o bem ou para o mal. 

O salmo 01 retrata o homem feliz como aquele que não se associa com ímpios (pessoa moralmente incorreta, injusta, maldosa em sua essência) nem com pecadores (desobediente às leis de Deus, rebelde, perpetrador de coisas erradas em qualquer esfera da vida) nem tampouco com escarnecedores (que faz chacota, bulling, rebaixa, desmerece, denigre o próximo). Observe que para o salmista isto é uma questão de escolha pessoal e, portanto, podemos entender que você está no controle do seu futuro moral e espiritual, e você é o único responsável por isto. 

Afastar-se de pessoas ímpias, pecadoras e escarnecedoras pode não ser uma coisa fácil de ser feita. Às vezes elas estão no círculo familiar, ou no grupo de interesses comuns como profissão ou ambiente escolar. De certa forma, dependendo da intenção delas, elas nos acolhem, nos fazem sentir parte de alguma coisa, e às vezes até nos valorizam! O problema é que para que isto aconteça precisamos ser iguais a elas no procedimento, nas palavras e no comprometimento com o que é errado – e nós sabemos que o que é certo e o que é errado.

Pergunte a si mesmo: você é feliz? Feliz com quem você é, com o que possui, com o que faz? Se você não está feliz talvez seja porque esteja andando com as pessoas erradas; e por “andar” não quero dizer apenas fisicamente, mas também “virtualmente”, seguindo pessoas e sendo seguidos, cultivando amizades ou navegando em águas perigosas nas brumas da internet. Ali também existem muitos ímpios, pecadores e escarnecedores…, ali também existem sendas tortuosas, obscuras e caminhos de morte. 

O salmista diz e afirma que nossas associações são uma questão de escolha pessoal e intransferível. Feliz é aquele que escolhe o Senhor e a sua lei constituída de mandamentos morais, sociais e espirituais; feliz é aquele que escolher ler, entender e aplicar estas leis em sua vida, pois elas o conduzirão à verdadeira felicidade e sucesso. Em contrapartida o salmista retrata o futuro reservado para aqueles que andam com más companhias: se tornará um deles e será partícipe daquilo que lhes aguarda – destruição e morte eterna! Observe bem o que o salmista diz; ele fala em escolher este “ou” aquele, e não este “e” aquele. Não se pode ter as duas coisas – por mais que se queira. Não dá para andar com o Senhor e andar com ímpios, pecadores e escarnecedores nestes caminhos de morte. Não há lugar para perversos na congregação dos justos! 

Sempre é tempo para fazer boas escolhas. Sempre é tempo de decidir com quem queremos andar e qual o resultado final queremos obter no futuro. Nunca esqueça: você está no controle! Não são as pessoas que escolhem por você, mas você é quem escolhe com quem quer se associar. 

Um bom e abençoado dia para você!

Rev. Joel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *