IPJ

Em meio à tribulação, invoquei o SENHOR, e o SENHOR me ouviu e me deu folga. O SENHOR está comigo; não temerei. Que me poderá fazer o homem?” – Salmo 118-5-6

Este salmo nos faz refletir sobre dar graças em todo o tempo e por tudo o que nos acontece, seja bom ou seja algo que consideramos ruim; é um hino de ação de graças ao Senhor porque Ele é bom e a sua misericórdia dura para sempre.

Agradecer ao Senhor quando tudo vai bem é fácil, pois parece que as palavras brotam de nossos lábios com naturalidade. Agradecer quando estamos em meio à tribulação é muito mais difícil, haja vista que nossas orações se tornam essencialmente peticionarias para buscar o favor divino. 

É nosso dever orar, invocar ao Senhor, clamar por sua graça e misericórdia, seja em tempo de refrigério ou aflição. Orar faz bem ao coração, tranqüiliza a alma e renova as esperanças. Do texto acima quero fazer as seguintes considerações: 1) O Senhor ouve todas as orações. Não importa as palavras que usamos, se temos boa oratória ou não; o apóstolo Paulo nos diz que não sabemos orar como convém, mas que o Espírito Santo “traduz” nossas orações diante do Senhor (Rm 8.26). 2) O Senhor nos dá folga. As tribulações muitas vezes são tão intensas que parecem que vão nos sufocar, que vamos sucumbir; folga aqui é um espaço para respirar, um alento que o Senhor promove aos seus amados. O salmo 18.19 diz: “trouxe-me para um lugar espaçoso; livrou-me porque ele se agradou de mim“. 3) O Senhor está ao nosso lado sempre. Muitas vezes ele não nos retira do problema, mas nos acompanha até que ele seja devidamente solucionado. É promessa de Jesus que ele estará conosco até o fim (Mt 28.20). 4) Não precisamos ficar com medo de nada. Nenhuma dificuldade ou problema é maior que o poder do nosso Senhor. Ninguém tem condições de nos fazer mal se assim o Senhor não tiver um propósito definido. Sua graça nos fortalece, seu amor nos envolve, seu Espírito nos orienta. Nossa coragem vem do Senhor. Deveríamos temer se contássemos apenas com nossa própria força e recursos; no entanto, enfrentamos nossos medos porque confiamos plenamente no Senhor que já nos salvou.

Está passando por alguma tribulação? Está com medo desta pandemia? Sente-se frágil e sem valor? 

Ora que melhora! Deus vai ouvir sua oração, lhe dar algum descanso, segurar sua mão e dizer: “não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel” (Is 41.10).

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *