IPJ

Crer também é pensar, olhar para os pontos do calvinismo, ou podemos afirmar os pontos da reforma principais, se faz necessário entender que a fé, ela é racional. Os cinco pontos do Calvinismo tiveram origem a partir de um protesto que os seguidores de James Arminius, um professor do seminário holandês, apresentam ao Estado da Holanda em 1610, um ano após a morte de seu líder.

Os pontos do Calvinismo que estamos a ver nas pastorais, leva-nos a entender que sem Jesus Cristo, estaríamos em nossa condição inicial, longe do Senhor. A Perseverança dos Santos causa grande impacto em nossa vida, por meio deste tema, pautado na Escritura, somos levados a compreensão de sua profunda significância em nosso ser.

Os eleitos não são apenas redimidos por Cristo e regenerados pelo Espírito, mas também, são mantidos na fé pelo infinito poder de Deus. Mantidos pela divina graça, de forma extraordinária, podemos afirmar, todo aquele que está nas mãos do Senhor, jamais cairá dela, ninguém pode ser removida das mãos do Senhor.

Todos os que são unidos espiritualmente a Cristo, através da regeneração, estão eternamente seguros nEle. Essa segurança temos em Jesus, somente Ele concede a verdadeira e única salvação. Nada pode separarmos do eterno e imutável amor de Deus. Os seus escolhidos foram predestinados para a glória eterna e estão, portanto, assegurados para o céu, para a vida eterna na presença do Senhor, o louvando e glorificando para todo o sempre. O fim principal do homem é louvar e glorificar a Deus, por toda a eternidade.

A perseverança dos santos não significa que todas as pessoas que professam a fé cristã estão garantidas para o céu, ela garante que somente os santos, os que são separados pelo Espírito, perseveram até o fim, até o grande dia. São os crentes, somente aqueles que recebem a verdadeira e viva fé em Cristo, estão seguros e salvos nEle.

Muitos que professam a fé cristã, desistem no meio do caminho, mas eles não desistem da graça, pois nunca estiveram na graça, o que a Palavra do Senhor afirma, jamais cairemos da Graça. A perseverança dos santos está diretamente ligada à santificação, que é o processo pelo qual o Espírito Santo torna os eleitos cada vez mais semelhantes a Jesus Cristo em tudo o que fazem, pensam e desejam. A atitude dos que amam ao Senhor, leva-nos a parecer-nos com Cristo Jesus.

A luta dos crentes contra o pecado dura toda a vida e, às vezes, eles podem cair em tentações e cometer graves pecados, mas esses pecados não os levam a perder a salvação ou a afastar-se de Cristo. Jamais cairá das mãos do Senhor, os que foram alcançados por Ele.

A Confissão de Fé de Westminster diz o seguinte a respeito dessa doutrina: “Os que Deus aceitou em seu Bem-amado, os que ele chamou eficazmente e santificou pelo seu Espírito, não podem decair no estado da graça, nem total, nem finalmente; mas, com toda a certeza hão de perseverar nesse estado até o fim e serão eternamente salvos” (XVII, 1).

Essa doutrina não se manifesta isoladamente, mas é uma parte necessária, as doutrinas da Eleição e da Graça Eficaz implicam logicamente na salvação certa daqueles que recebem essas bênçãos. Se Deus escolheu homens de modo absoluto e incondicional para a vida eterna, e se o Seu Espírito efetivamente aplica-lhes os benefícios da redenção, a conclusão inevitável é que essas pessoas serão alcançadas, salvas, por intermédio de Jesus Cristo. 

A Bíblia diz que o povo de Deus recebe a vida eterna no momento em que crê. São guardados pelo poder de Deus mediante a fé e nada os pode separar do Seu amor. Nada nos separará do amor de Cristo.

Os Seus escolhidos, foram selados com o Espírito Santo que lhes foi dado como garantia de sua salvação e, desta forma, estão assegurados para uma herança eterna.

Essa doutrina traz grande tranquilidade ao nosso coração, pregamos o evangelho para que todo aquele que ouvir a palavra do Senhor, com certeza, será alcançado para a glória do Pai.

REFERÊNCIAS BÍBLICAS: Isaías 54.10 / Jeremias 32.40 / Mateus 18.14 / João 6.39, 51; 10.27-29 / Romanos 5.8-10; 8.28-32, Efésios 4.30 / Filipenses 1.6 / Colossenses 2.14 Hebreus 10.14 / Judas 1.24-25

 

Rev. Cristiam Matos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *