Pensando sobre si mesmo – Rm 12.3

5507777269_7514e305a2_b

Porque, pela graça que me foi dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, segundo a medida da fé que Deus repartiu a cada um.” – Rm 12.3

Geralmente gastamos muito tempo e energia imaginando o que as pessoas pensam a nosso respeito. Queremos que elas pensem o melhor, que somos bons, que nossas intenções são puras e palavras ditas sempre para o melhor.

O apóstolo Paulo levanta uma questão interessante: O que pensamos a nosso próprio respeito? Como avaliamos nossas atitudes, palavras, pensamentos e sentimentos? Tendo Jesus como modelo para o viver cristão, que “nota” daríamos a nós mesmos?

De forma geral podemos dizer que existem dois tipos de cristãos: 1) os que se acham superiores ou acima da média; 2) os que se acham medíocres, medianos, ou até mesmo se consideram abaixo da média.

Confesso que sempre fui muito severo em minha própria avaliação, tanto como cristão quanto pastor. Muitas vezes fiquei entristecido por julgar que poderia fazer melhor, falar melhor, trabalhar com mais afinco, ter mais compaixão. Sei que não sou perfeito e nem tampouco a perfeição absoluta era meu alvo, mas o padrão que busquei sempre foi elevado demais para mim; por isto, diversas vezes fui gentilmente admoestado por minha família e amigos. Com o tempo veio a maturidade, e com o ouvir veio a sabedoria para entender as palavras de Paulo.

A medida da fé que Deus concedeu não é igual para todos os seus filhos; uns serão mestres, outros aprendizes; uns estarão em evidência e serão mais influentes, outros serão bênção para algumas pessoas, para um grupo menor, mas nem por isto serão menos amados por Deus.

Qual é, então, o pensamento que devemos ter a nosso próprio respeito? 1) Que somos filhos amados; 2) Que Deus nos usa como quer, quando quer, onde quer; 3) Que fazemos diferença na vida daqueles que estão ao nosso redor; 4) que não somos melhores nem piores do que os outros filhos de Deus. Paulo chegou a este conhecimento pela graça, e assim também deve acontecer conosco.

O que você pensa de si mesmo?

Um bom a abençoado dia!

Rev. Joel

A Agenda para 2020 está quase pronta!

Em Fevereiro todos os eventos já estarão agendados e você poderá visualizar por aqui.