IPJ

Essa oração encontrada em Salmo 90 qual faz parte do quarto livro dos salmos, é atribuído a Moisés. Este salmo contrasta a “eternidade de Deus” com a “brevidade do homem”, os temas propostos em algumas versões são esses; A fraqueza do homem e a providência de Deus (Corrigida); A eternidade de Deus e a transitoriedade do homem (Atualizada); A eternidade de Deus e a brevidade da vida do homem (Almeida, Século 21); Oração de Moshe, o homem de Deus (Bíblia Judaica Completa). Para a pastora usaremos como título a Oração de Moisés, homem de Deus como proposto na versão Judaica Completa.
Moisés foi um grande profeta, escolhido por Deus, seus atos, feitos, e as leis enviada do nosso Deus aos homens estão relatadas em Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio que somando ao Gênesis formam o Pentateuco.
Este texto demonstra que Deus sempre existiu, desde a eternidade é o Deus, único e eterno. O Senhor em sua benevolência, amor, misericórdia deixou que nós o conhecêssemos e chamou-nos para louvor e adoração ao Seu Santo nome, ao Deus Eterno, pelo que Ele é.
Moisés considerava Deus como “refúgio”, e isso era muito importante considerando as dificuldades enfrentadas pelo povo. Esse refúgio era o Deus eterno, cuja existência era anterior a qualquer coisa na face da terra. Tudo foi criado por Deus, bastou o Senhor ordenar para que tudo se criasse. Moisés demonstra que o Senhor é seu refúgio e não há outro lugar para abrigo a não ser no Senhor, que é forte, a nossa fortaleza, a alma de Moisés tinha sede de Deus. Moisés nos versículos primeiro e segundo demonstra Deus, como O Eterno.
Moisés também sabe que o homem é frágil, nos versículos terceiro ao décimo segundo retrata o homem, como um ser frágil, pecador, que não pode ser comparado com o Deus eterno. Deus tem todo poder, é justo, puro, perfeito em tudo o que faz, e o homem é fraco com falhas pois não consegue agradar ao Pai. O homem não é eterno em si, o homem é pó, sua vida passa como um sono ou como uma planta que, rapidamente, murcha e desaparece. O homem precisa do Senhor para que tenha vida, sem o Senhor ele está morto, perdido, condenado.
Além de ser frágil, é também pecador, cuja vida se desenvolve perante os olhos do Deus eterno. Todos os seus pecados são vistos e testemunhados por Deus, que está aguardando o dia final para descarregar sua ira e maldição contra os quebradores de sua Lei. Porque tudo passa rapidamente, mais cedo do que o homem imagina, estará diante de Deus e se defrontará com sua ira. O Senhor ira comparar nossa vida com a dEle, nossos atos com os dEle, pois em sua perfeição, não merecemos nada além de sua ira eterna, por sermos pecadores, indignos de seu amor. Contudo, Moisés clama a Deus, pedindo por sua compaixão e benignidade. O mesmo pecador que está na mira da ira de Deus pode experimentar dias alegres na presença do Senhor. Observe atenciosamente os versículos nono e décimo quarto, encontramos a frase “todos os nossos dias”. O nono mostra que somos alvo da ira de Deus, enquanto no décimo quarto versículo, “todos os nossos dias”, são de alegria diante do Senhor. Então, o mesmo Deus que descarrega sua ira contra o pecado, é também aquele que abençoa o pecador. A obra da graça de Deus faz isso.
A graça de Deus é maravilhosa, ela alcança aqueles a quem aprouve o Senhor de chamar, quando o Senhor chama, seu chamado é eficaz, inerrante, inviolável, irrevogável. Por esse motivo que a alegria está expressa, pois estaremos na presença do nosso Senhor por toda a eternidade.
Deus é o nosso refúgio!
A luz desse texto, somos ensinados que devemos reconhecer nossa fragilidade, a vida passa rapidamente, ao comparar nossa vida terrena com à eternidade, percebemos que sem o Senhor, somos um ponto pálido colocado no meio do universo, sem Cristo, estamos frágeis.
Se reconhecermos nossa fragilidade, em Jesus Cristo reconheceremos nossa pecaminosidade, nossos pecados estão diante dos olhos de Deus. Por causa de nosso pecado somos alvos da ira de Deus. Ira justa, perfeita aos olhos do Senhor. Contudo, Deus é misericordioso e benigno, e providencia salvação. Fez isso na pessoa de seu Filho, Jesus Cristo. Em Cristo o pecador experimenta grande alegria e grande satisfação em Deus.
Que o Senhor alcance molde os corações de seus filhos amados para que nossa satisfação plena, esteja no Senhor.
Que o Senhor abençoe nossas vidas, que a graça maravilhosa de Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão com o Espírito Santo, esteja sobre nós.
Louvaremos ao Senhor, hoje e por toda a eternidade na alegria plena, única e verdadeira, que está no Senhor, Jesus Cristo, nosso Salvador.

Uma semana abençoada a todos!

Rev. Cristiam Matos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *