O que me espera – 2 Tm 4.7

Roman-Soldiers-620x330

Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda” – 2Tm 4.7-8

Paulo tinha em mente que sua vida estava prestes a terminar quando escreveu estas palavras ao jovem evangelista Timóteo. O livro de Atos registra que Paulo estava em prisão domiciliar em Roma, e que tinha “liberdade” para receber pessoas (At 28.30-31); no entanto não existem registros bíblicos ou históricos suficientes para afirmar onde e como Paulo morreu. A tradição da igreja diz que foi em Roma e por decapitação quando Nero era o imperador, isto por volta de 64 a 66 d.C.  

É interessante com Paulo gostava de ilustrar seus ensinos com referências militares. Aos efésios descreveu a armadura romana (Ef 6.11-17); aos filipenses fez referência à resistência cristã como um combate (Fl 1.30); aos coríntios sobre o custo pessoal de entrar numa guerra (1Co 9.7); e para Timóteo sobre os sofrimentos do soldado e seu engajamento pleno ao seu general (2Tm 2.3-4).  A palavra grega para combate é “agon” que é a raiz da palavra “agonizar”. De certa forma ela descreve o empreendimento de todas as forças até a exaustão, um comprometimento de vida e morte. Ao dirigir estas palavras ao jovem pastor de Éfeso Paulo retratou que havia chegado ao seu limite, ao fim da sua carreira militar nas fileiras dos guerreiros da fé. Ele queria mostrar a Timóteo que estava tudo bem, e queria incentivá-lo a lutar com galhardia até o final. 

Como Paulo, quero me reportar ao militarismo romano e dizer que, quando um combatente chegava ao fim da sua carreira (fosse aposentadoria ou morte em combate), ele recebia uma promoção, isto é, uma patente mais elevada. Paulo chamou isto de “coroa da justiça”, e deveria ser considerado como um prêmio distintivo somente para vencedores, um símbolo de honra.  É reconfortante pensar que o cristão é “promovido à glória eterna” quando morre, e que também está reservada uma coroa para cada um dos que foram justificados por Cristo. 

Eu sei o que me espera e no tempo certo o Senhor concederá. E você? Sabe o que o espera na eternidade?

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel 

A Agenda para 2020 está quase pronta!

Em Fevereiro todos os eventos já estarão agendados e você poderá visualizar por aqui.