IPJ

Por que transgridem os teus discípulos a tradição dos anciãos? Pois não lavam as mãos, quando comem” – Mt 15.2

 

Hoje comer sem lavar as mãos é quase um sacrilégio. Ver alguém comer sem higienizar adequadamente as mãos causa um misto de indignação e medo. Os discípulos são acusados diante de Jesus por não observarem esta tradição salutar, e os fariseus e escribas que os acusaram tinham o propósito responsabilizar Jesus por esta falha, pois na qualidade de mestre não os repreendeu sobre isto. 

É por isto que um texto não pode ser retirado de seu contexto. A questão aqui não é a saúde física, e sim obedecer às tradições que os antigos repassaram, e eram tidas como leis que deveriam ser cumpridas à risca (tradição é a passagem de crenças, lendas, costumes, informações fornecidas às gerações seguintes por via oral e/ou prática. É a forma de reforçar padrões de pensamentos e sentimentos de modo contínuo; interromper este fluxo significa “quebrar” a tradição).

A religião cristã possui muitas tradições que não encontram amparo bíblico. Por exemplo: o uso de velas, orações pelos mortos, presépio, pinheirinho no natal, abstinência de carne na quaresma, entre outras. Foram incorporadas à vida dos cristãos por tradição dos anciãos e foram preservadas até hoje. 

Voltando ao texto, o verso seguinte mostra a resposta de Jesus àqueles inquisidores: “Por que transgredis vós também o mandamento de Deus, por causa da vossa tradição?” (v.3). É óbvio que Jesus não se refere a lavar as mãos, e em seguida vai citar o mandamento de honrar pai e mãe que eles consideravam menor do que a tradição de devotarem-se à religião (v.5-6). Procedendo desta forma queriam agradar a Deus, mas de fato agradavam somente aos homens e seus preceitos (v.9). 

Sei que você quer agradar a Deus. Tenho certeza de que seu coração deseja ouvir e atender a tudo o que lhe foi ensinado. Cuide para que seu procedimento não esteja fundamentado em doutrinas de homens, as quais não têm embasamento bíblico algum. Tradições têm sua devida importância para manter a cultura, a identidade de um povo (ou denominação), costumes que são bem vistos pela comunidade; porém nenhuma tradição pode estar acima da Palavra de Deus ou em conflito com ela. Nossa regra de fé e prática deve ser sempre aquilo que está nas Escrituras Sagradas. Jamais se esqueça disto!

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *