IPJ

Não peço que os tires do mundo, e sim que os guardes do mal” – Jo 17. 15

 

O mundo a que Jesus se refere é, sem dúvida, qualquer sociedade humana independentemente da sua língua, cultura ou costumes. A palavra grega é “kosmos” e é muito abrangente; é utilizada não só para descrever os habitantes da terra, mas também para referir-se ao universo. Num primeiro momento Jesus fala sobre a sociedade judaica onde os discípulos estavam inseridos, e depois vai se tornar mais globalizante quando são enviados por todas as terras – o que os tornaria cosmopolitas. 

As comunidades cristãs que se isolaram do mundo para afastar-se das tentações e dos valores do mundo não entenderam bem a mensagem de Jesus. Não há razão de ser uma lâmpada acesa em meio a outras, assim como não há função para um punhado de sal dentro de um saleiro cheio. A lâmpada só terá utilidade se estiver onde há trevas, pois sua ação é justamente trazer luz onde a escuridão reina; da mesma sorte o sal deve ser colocado no alimento para dar sabor porque é ali que ele necessita estar para fazer diferença. 

Em outras palavras, o que Jesus quer dizer nesta oração é que o cristão deve estar no mundo sem permitir que o mundo e seus valores façam morada em seu coração; o fiel vive no mundo, mas nunca deve se tornar um mundano, nem no procedimento, nem em pensamento, nem em sentimentos e muito menos em seu linguajar. A súplica de Jesus ao Pai é para que o cristão seja protegido do mal que pode impingir dores e angústias aos que sucumbirem. 

O mundo tem muitos atrativos cuja finalidade é seduzir, desviar, fazer enveredar por caminho tortuoso; o mundo quer ver o mal instalado na alma do cristão, pois quer vê-lo subjugado, prostrado, desmotivado. Jesus quer que o cristão seja uma testemunha viva, útil ao reino, um valoroso soldado do reino de Deus.

Seu lugar é no mundo. Você está exatamente no lugar onde Deus quer. Brilhe nas trevas! Dê sabor aos insípidos! Não se deixe vencer pelo mal, mas vença o mal com o bem! (Rm 12.21).

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *