IPJ

O profeta Habacuque viveu em um tempo complicado no século VII a.C., alguns anos antes do cativeiro da Babilônia. Ele testemunhou a injustiça dos ímpios contra os justos, e orou ao Senhor com as seguintes palavras, conforme registrado no livro de Habacuque no segundo capítulo e primeiro versículo:

“Pôr-me-ei na minha torre de vigia, colocar-me-ei sobre a fortaleza e vigiarei para ver o que Deus me dirá e que resposta eu terei à minha queixa.”

O povo de Deus não estava andando de forma justa e agradável, e Habacuque também se preocupava com a situação espiritual do povo da aliança. Deus instrui Habacuque, dizendo que o juízo recairia sobre seu próprio povo, usando os babilônios para tal, e depois traria juízo também sobre os babilônios. O profeta Habacuque faz uma das mais importantes declarações da Escritura Sagrada:

“…o justo viverá pela sua fé.” (Habacuque 2.4)

Duas características importantes encontramos nesta declaração. A primeira é que o soberbo confia em si, e a segunda é que o justo vive pela fé, confia em Jesus Cristo. Observe o contraste, o ímpio será condenado por confiar em si, e o justo será preservado por causa da sua confiança no Senhor.

A palavra fé, tem origem grega “pistia”, traduzida para o latim como “fides”, seu significado é confiança e remete a atitude de fidelidade. Confiar no Senhor é preservar uma vida de comunhão, com atitudes Cristocentrica.

No livro do Genesis encontra-se o registro da história de Abraão, qual pela fé esperou com paciência o cumprimento das promessas. No primeiro livro de Samuel no décimo sexto capítulo, encontramos Davi sendo ungido rei, porém ele espera paciente no Senhor, antes de assumir como rei. Neste sentido aprendemos a confiar e esperar em Cristo Jesus, até que se cumpram todas as promessas.

Cristo ensina que nossa segurança e paz, somente encontraremos nEle, a paz para nossa alma, está no Senhor. Em momentos difíceis, de dúvidas, queixas, lamentações lembre-se de que o justo viverá pela fé.

Habacuque ao perguntar a Deus o criador dos céus e da terra, recebe a resposta com as seguintes palavras, como registrado no livro de Habacuque no segundo capítulo, terceiro versículo: “Porque a visão ainda está para cumprir-se no tempo determinado, mas se apressa para o fim e não falhará; se tardar, espera-o, porque, certamente, virá, não tardará.”

O profeta deveria confiar e esperar porque um longo tempo ainda passaria até que os caldeus, também chamados de babilônicos, fossem justiçados. Se eles agiam de forma ímpia, e agiam, o tempo do acerto de contas haveria de chegar para eles também. Mas isso aconteceria no tempo de Deus.

Nosso Senhor prometeu que todo mal será castigado, muitas pessoas têm achado que Deus está demorando demais, para cumprir suas promessas. Para muitos a volta de Jesus não mais ocorrerá. Nós cristãos confiamos que Cristo buscará os seus, porém, enquanto o Senhor não vem buscar-nos, temos a oportunidade de viver em consagração ao Senhor, enquanto aguardamos o retorno glorioso do nosso Senhor, nosso Salvador eterno.

Deus não fechou os olhos, não está cego para as injustiças praticadas, um dia, já marcado e determinado por Deus, todos prestaremos conta ao Senhor de nossas vidas. Os pecadores também comparecerão diante do tribunal divino, e serão julgados, segundo as suas obras, conforme o que se acha registrado no livro de Apocalipse no vigésimo capítulo, décimo segundo versículo.

Enquanto esse dia não chega, lembremo-nos que o justo viverá pela fé. A plenitude de alegria estará sempre em Jesus Cristo nosso Senhor. O mundo atual quer convencer-nos de que a alegria está na vida terrena, nos prazeres da carne, porém nossa alegria do cristão está no Senhor.

Para encerrar quero que reflitamos nas palavras de Jesus registrada no evangelho segundo Mateus, capítulo quarto, versículo quarto: “Não só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus.”

O único que pode nos fortalecer, preservar e preparar para viver pela fé, é O Cristo. Volte-se para o Senhor e o mais Ele fará.

Que Jesus Cristo impacte nossas vidas e vivamos pela fé!

Que o Senhor nos abençoe, hoje e para todo sempre. Amém!

Rev. Cristiam Matos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *