IPJ

Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome”.

Desde a nossa infância somos conduzidos por determinados caminhos. Nossos pais, conforme suas capacidades físicas, morais e intelectuais, nos ofereceram informações que usamos para construir quem somos. Além deles tivemos outras pessoas que contribuíram – positiva ou negativamente – para nossa tomada de decisões e prospecção de futuro. Será que somos fruto do meio em que vivemos? Será que estas informações e interferências determinam quem realmente somos?

Davi era da tribo de Judá. Judeu de nascimento, viveu cercado pelas histórias a respeito de um Deus todo poderoso que escolheu o povo judeu. Seus irmãos foram convocados para defender o reino de Israel contra os filisteus. Coragem, honra, lealdade eram palavras que lhe foram ensinadas desde cedo e quando lemos a história de Davi tais valores saltam aos nossos olhos nas narrativas de suas atitudes e palavras. Davi foi “programado” para agir assim? Porque ele fez o que fez?

O verso 3 deste salmo revela que Davi tinha um norte seguro à sua frente. Sua motivação era agradar a Deus, servir ao Senhor, ser um instrumento em suas mãos. Davi não queria agradar ao povo, mas agradava porque viam nele a mão de Deus que o protegia e abençoava. Davi procurava fazer o que era certo aos olhos de Deus e por isto tentava firmar-se nas veredas da justiça que o Senhor lhe mostrava. Este verso também revela que Davi entendia que Deus lhe guiava não porque era o rei, mas porque o Senhor tinha amor por seu próprio nome. Davi era seu representante diante dos homens e por isto conduzia Davi pelas veredas da justiça. Davi sentia satisfação em poder ser este embaixador de Deus. 

Todas as informações familiares que recebemos de geração em geração são úteis e podem ser usadas para a construção de uma vida que tenha sentido e proveito, principalmente se tivermos a mesma motivação de Davi: servir e agradar ao Senhor. Andar nas veredas da justiça nos oferece a oportunidade de vivenciar o que é honra, lealdade, coragem e outros sentimentos que enobrecem o ser humano. 

Que o Senhor Todo Poderoso seja seu norte seguro!

Um bom e abençoado dia.

Rev. Joel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *