IPJ

Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão” – Pv 17.17

 

Creio que é conhecida de todos a “canção da América”, obra de Milton Nascimento que é um tributo à amizade. Sua primeira linha diz: “Amigo é coisa para se guardar debaixo de sete chaves, dentro do coração…” e é a expressão da verdade, pois todo aquele que tem um amigo de verdade sabe o valor que ele possui. Amigo é coisa boa, é parceiro, leal, confiável, bom ouvinte, conselheiro, alguém que deve ser amado em qualquer tempo; no “ranking” de importância pessoal está entre os primeiros, entre os mais queridos. Olhando por esta perspectiva não é difícil entender o que o profeta Samuel registrou sobre a amizade de Jônatas e Davi: “Jônatas fez jurar a Davi de novo, pelo amor que este lhe tinha, porque Jônatas o amava com todo o amor da sua alma” (1Sm 20.17). Este era uma amizade da mesma intensidade, ao ponto de Davi dizer estas palavras póstumas a seu amigo: “Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; tu eras amabilíssimo para comigo! Excepcional era o teu amor, ultrapassando o amor de mulheres” (2Sm 1.26). Esta era uma amizade sincera, profunda, capaz de retratar bem o que o autor de provérbios expressou no texto que citei inicialmente. 

Nossas amizades devem ser valorizadas, tratadas com atenção e carinho para que não se distanciem do nosso coração. Podemos ficar longe dos olhos, mas jamais afastados dos nossos sentimentos. Cuidar bem dos amigos é investir no futuro, nos tempos de agruras que a vida nos reserva e para os quais estas amizades irão nos ajudar a suportar – ou nós teremos a oportunidade de estender a eles nossas mãos. Quando este momento de angústia chegar – e chegará – teremos a graça de desfrutar de uma transformação onde esta amizade se tornará um laço de sangue.

Como você tem tratado dos seus amigos? Neste tempo de isolamento onde todos estão carentes de atenção, você fez contato? Hoje temos diversos recursos para isto: telefone, e-mail, whatsapp, carta (ainda funciona) ou outro qualquer; basta querer e resistir à tentação de pecar por procrastinação (deixar para outra hora). Não importa a idade deles – sejam jovens ou velhos – o que importa é que você está investindo neles. Talvez sejam pessoas que ainda não tiveram o privilégio de conhecer a Cristo, e ao compartilhar com eles o evangelho, poderá ter a graça de ganhar mais um irmão pelo poder do sangue de Jesus. 

Vamos amar nossos amigos?

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *