IPJ

Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”.

Como se “limpa” um coração? Certamente não é com água e sabão… ou é?

Limpeza requer a remoção da sujeira, das manchas, de resíduos visíveis e até dos invisíveis como ácaros e bactérias. Da palavra “limpo” decorre a idéia de puro, purificado. Quando Jesus se refere ao “coração” quer dizer a sede dos sentimentos e pensamentos – que obviamente não é o músculo cardíaco, mas sim a mente (1Sm 8.17; Sl 27.8; Jr 24.7). Sabendo disto, agora podemos buscar a resposta para a pergunta inicial: como se limpa um coração? 

Tudo começa com a ação do Espírito Santo. Nosso coração é pecador e enganoso (Jr 17.9). Existem pecados que conhecemos muito bem, e alguns que até podem estar ocultos aos olhos alheios, mas não aos do Senhor (Sl 90.8). O Espírito Santo nos revela a condição de nosso coração e nos convence do pecado, da justiça e do juízo de Deus (Jo 16.8). É esta ação que deflagra o processo de “limpeza” do coração, que induz ao arrependimento do mal feito ou intencionado, que levará à confissão dos pecados e iniqüidades, que fará a “lavagem” no sangue do Cordeiro e que, por fim, que agraciará com o perdão purificador (1Jo 1.9). 

Uma vez limpos, como manter este estado de pureza? Jesus nos dá a resposta: “Vós já estais limpos pela palavra que vos tenho falado...” (Jo 15.3). Jamais esqueça que somente os limpos verão a Deus.

Seu coração está limpo? Já foi lavado pelo sangue de Jesus? Você tem se “mantido” puro através da Palavra?

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *