Mateus 5.5 – Feliz o manso

adult-backlit-birds-460031

Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”.

Existe uma grande possibilidade de Jesus ter enfatizado nesta frase aquilo que está expresso no Salmo 37.11: “Mas os mansos herdarão a terra e se deleitarão na abundância de paz”. 

Manso… a palavra grega é “praus” e significa “suave”, “meigo”. Geralmente ela é utilizada em relação às ofensas recebidas que, ao invés de gerar ódio e sentimento de vingança, produz o sincero desejo de não retaliar, de deixar de lado a ofensa.

Ser manso é estar no controle absoluto das emoções para não cometer pecado ou dizer algo que venha a se arrepender no futuro. A este respeito Tiago escreveu: “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus”. 

Assim como para as bem-aventuranças anteriores, há uma promessa para os discípulos que alcançarem a condição proposta: os humildes desfrutarão do reino dos céus – uma administração não humana, justa, boa e ordeira; os que choram serão consolados por Deus; e os mansos herdarão a terra. Todas estas promessas se cumprirão efetivamente num mesmo lugar – a nova terra – limpa e purificada, que acolherá a nova Jerusalém que descerá do céu, onde o Senhor morará fisicamente com os seus eleitos para sempre (2Pe 3.13; Ap 21.21; 22.3-5).

Você pode ser chamado de “manso”? Consegue controlar seus sentimentos e confiar plenamente no Senhor para tudo?

Uma boa e abençoada semana!

Rev. Joel 

A Agenda para 2020 está quase pronta!

Em Fevereiro todos os eventos já estarão agendados e você poderá visualizar por aqui.