Mateus 5.10 – Feliz o perseguido

Bible-435169

Bem aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus“.

Existe uma história inglesa muito conhecida que fala a respeito de um homem que se rebelou contra as leis injustas de seu país e da espoliação que os poderosos faziam dos pobres. Certa feita decidiu “roubar” dos ricos para distribuir aos pobres e, assim, ganhou fama como Robin da Floresta ou Robin Hood. Suas ações lhe renderam grandes perseguições e, no fim das contas como em toda boa história, ele se deu bem no final. Ainda que esta história nos encha de comiseração pelos pobres e simpatia por Robin, o fato é que ele merecia ser perseguido pela justiça porque era um marginal, isto é, andava à margem da lei.

Jesus está falando sobre algo diferente – ele fala sobre a justiça que vem dos valores que todo o filho de Deus deve demonstrar diariamente. Esta justiça a que Jesus se refere está fundamentada na Palavra de Deus e emana dos princípios basilares do relacionamento entre o homem e Deus e também entre o homem e seu semelhante. 

Você conhece o decálogo (dez mandamentos). Ali as regras são claras e objetivas, e na medida em que o cristão as obedece ele se torna um servo da justiça divina. O cristão pode ser perseguido no exercício dos mandamentos e no cumprimento do seu dever religioso. Talvez o exemplo mais simples seja a regra do “não dirás falso testemunho”. Você trabalha numa determinada empresa e alguém liga procurando seu chefe: “fulano está?”. Seu chefe ouve a ligação, entende que é alguém que ele não quer atender e lhe dá uma ordem: “diga que não estou”. Você corajosamente diz que seu chefe está, mas não quer falar com aquela pessoa. Você faz isto certo de que ao desligar o telefone seu emprego estará em risco, ou provavelmente você sofrerá alguma retaliação por dizer a verdade.

Jesus ordenou aos seus discípulos que eles deveriam buscar em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas seriam acrescentadas (Mt 6.33). Nosso desafio é viver esta justiça e fazê-la prevalecer em nossas atitudes, pensamentos e palavras. Jamais devemos nos esquecer que sofrer por fazer o que é certo, justo e bom é algo que agrada ao Senhor (1Pe 2.20). 

Você é perseguido por causa da justiça?

Um bom e abençoado dia.

Rev. Joel

A Agenda para 2020 está quase pronta!

Em Fevereiro todos os eventos já estarão agendados e você poderá visualizar por aqui.