Lucas 21.5 a 19 – Sinais dos tempos

templo

Muitas vezes nossos olhos repousam na grandeza deste mundo, em seus avanços tecnológicos e nas suas grandes construções,  frutos da engenhosidade humana; e estas coisas nos impressionam ao ponto de imaginar o que o futuro nos reserva.

No texto escolhido, o verso 5 aponta justamente para uma condição semelhante, onde algumas pessoas falavam sobre a grandiosidade da reforma do templo realizado por Herodes, o grande; elas imaginavam que aquele edifício permaneceria para sempre… 

Olhar e imaginar pode ser algo bom, mas não devemos colocar nossa confiança em coisas, mas sim em Deus; nem tampouco devemos confiar em pessoas que se levantam em nome de Cristo em busca de seguidores, porque estas não são Jesus (v.6 e 8); coisas semelhantes a estas são apenas prenúncios do que virá (v.9).

A história da humanidade nos mostra que, desde a encarnação de Deus, guerras, terremotos, epidemias, fome e sinais celestes aconteceram com certa regularidade (v.10-11). Jesus revelou que haveria perseguição aos cristãos não muito depois de sua ascensão aos céus (v.12), e que martírios aconteceriam (v.13-17); mas os fiéis deveriam ser perseverantes na fé em todo o tempo (v.19). 

Tudo o que Jesus vaticinou aconteceu não apenas uma, mas várias vezes. Hoje enfrentamos uma nova epidemia que, como qualquer outra, tem seu alto índice de letalidade. Estamos sob a constante possibilidade de contrairmos este terrível vírus, e recebemos notícias que amigos queridos e irmãos em Cristo foram alcançados pela enfermidade (e sabemos que alguns deles podem não sobreviver); no entanto, antes de morrerem, ainda serão afrontados com a pergunta: “o teu Deus, onde está?”. 

Deus tem mostrado a sua misericórdia no decorrer dos anos ao renovar estas evidências de seu prometido retorno; mas infelizmente as pessoas não conseguem ver isto e preferem ignorar os sinais e também a graça de Deus. Diante disto, o que nos cabe fazer? Perseverar na fé (v.19), mesmo diante das afrontas recebidas. Além disto, devemos nos alegrar com a salvação que ele já nos concedeu e não baixar nossa cabeça diante de nenhum inquiridor, porque a nossa redenção está próxima (v.28).

Somente a Deus toda Glória!

Um bom e abençoado dia.

Rev. Joel

A Agenda para 2020 está quase pronta!

Em Fevereiro todos os eventos já estarão agendados e você poderá visualizar por aqui.