Josué 6. 1-10 – Muralhas

wall-of-jericho-close

O contexto nos mostra Josué atravessando o Jordão e entrando em Canaã. Ali consagrou os homens através da circuncisão e celebraram a Páscoa. A terra prometida precisava ser conquistada, e a cidade de Jericó era um grande desafio. Sua muralha era grande e forte, e parecia  insuperável! Deus revelou a Josué que estava ao lado deles e que Jericó será conquistada, mas que eles precisavam aprender algumas lições preciosas. 

A primeira informação que temos no texto é que Jericó estava com as portas fechadas por causa dos filhos de Israel. Eles viram o milagre ocorrido na travessia do Jordão em tempos de cheia (Js 3.16). Os habitantes de Jericó estavam com medo, mas estavam preparados para resistir ao inimigo. 

Muitas vezes nos sentimos exatamente assim, como se as portas estivessem fechadas e como se não houvesse a menor possibilidade de sair do problema que vivemos. São muros altos, muito além das nossas forças ou capacidades.  

A próxima lição estava em analisar bem a situação. Deus ordenou que rodeassem o muro. Rodear oferece tempo para ver de todos os lados e ângulos. Deus não mandou olhar uma vez, mas seis vezes – uma por dia – para que enxergassem que, sem a ajuda de Deus, derrubar aquela muralha seria impossível. 

Reservar tempo para examinar o problema a ser enfrentado diz respeito a olhar não só com os olhos da carne, mas também com os da fé para enxergar o propósito de Deus. Olhar requer silêncio, quietude, tempo para meditar adequadamente. O único som que se ouvia era o provindo das trombetas dos sacerdotes. Os olhos deveriam estar fixos no problema, e o coração no som de Deus.

Por fim, a última lição que deveriam aprender era esperar pelo tempo do Senhor. Na hora certa vem o sinal e a indicação do que fazer. Obediência é chave para ver o milagre ocorrer, a ação de Deus em favor dos seus filhos surgir, o impossível acontecer. 

Podemos ultrapassar pequenos muros, mas muralhas são diferentes. Elas estão por toda a parte e são grandes, fortes e obstruem nossa caminhada. Precisamos aprender a vencer muralhas confiando no poder do Senhor e obedecendo à sua orientação. 

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel

A Agenda para 2020 está quase pronta!

Em Fevereiro todos os eventos já estarão agendados e você poderá visualizar por aqui.