João 20.19-22 – Nossos medos – Parte 4

650x350_miscarriage-2

Temos medo de falhar. Falhar com Deus, falhar na fé, falhar no reino. Temos medo que o Senhor nos envie para qualquer outro lugar, que nos tire de nossa zona de conforto, que nos coloque diante de perigos. 

Os discípulos também tinham medo destas coisas. No entanto, apesar de seus medos, foram comissionados para serem apóstolos, isto é, enviados, embaixadores do reino dos céus. Era uma grande honra e também uma grande responsabilidade (v.21). 

Como venceram seus medos? Que procedimentos fizeram para se livrarem de seus temores? Não encontraremos a resposta neles ou em seus atos, mas sim em quem os comissionou para esta importante tarefa. Junto com a ordem emanada dos lábios de Jesus veio o meio pelo qual o medo seria suplantado: o Espírito Santo (v.22). Se antes não tinham poder para curar, para pregar, para fazer sinais e maravilhas e, assim, não serem considerados como um perigo para o judaísmo, agora repousava sobre eles o mesmo poder que estava em Cristo Jesus, e os fortaleceria, capacitaria, consolaria e encorajaria para que a obra fosse feita. 

Uma das incumbências de ser discípulo – e também ser um embaixador do reino dos céus na terra – é perdoar aqueles que ofendem, que perseguem, que fazem violência, que impingem o medo (v.23). Não é fácil perdoar quem nos ofende, mas o perdão tem o poder de libertar a nossa própria alma da amargura e do rancor daqueles que “retém” os pecados alheios. Jesus poderia ficar irado com seus discípulos pelo abandono e covardia, mas preferiu ficar sem este peso no coração; nós podemos ficar irritados ou magoados com aqueles que não nos querem bem e às vezes até nos machucam, mas temos – através do Espírito Santo – a capacidade para deixar isto aos pés da cruz. 

Lembra do medo que falamos no início? De falhar na fé? De falhar com Deus? De falhar com o reino? Aceite a ação do Espírito sobre sua vida e perdoe aos seus devedores assim como Jesus perdoou você. Se você realmente aprender a perdoar dificilmente falhará na fé, com Deus e com o seu reino.

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel 

A Agenda para 2020 está quase pronta!

Em Fevereiro todos os eventos já estarão agendados e você poderá visualizar por aqui.