Jó 2.1 a 7 – Revés

Job-prayer-ZB-20180619

É interessante como tudo pode mudar em nossa vida de um momento para outro. Fatores internos e externos podem cooperar para criar o caos ingovernável. A própria palavra revés se aplica muito bem, pois significa “reverso, aspecto ruim e desfavorável de alguma coisa”. 

Jó é um bom exemplo disto. Sua vida estava em ordem, equilibrada familiar e financeiramente, todos gozavam de boa saúde. Num único dia desgraças se abateram sem aviso e com dimensões grandiosas. Primeiro foi “assaltado” e levaram todos os bois, jumentos e alguns servos; depois eventos sobrenaturais (fogo do céu) destruiu ovelhas e outros servos; concomitantemente outros ladrões levaram os camelos e mataram mais servos; por fim e não menos terrível, um “tufão” destruiu a casa onde estavam todos os seus filhos (Jó 1.13-19). É muita desgraça para um dia só e para um homem só. Mas Jó era um homem de Deus, que compreendia que nada acontecia sem que fosse da permissão de Deus (Jó 1.21). Ainda lhe restou a esposa e a saúde, e com a graça de Deus poderia se reerguer. Porém o fundo do poço ainda não tinha sido alcançado: faltava tirar a saúde de Jó. Sem ela Jó estaria indefeso e incapaz de qualquer ação para reverter o mal que se abateu sobre ele.

Graças a Deus não somos testados na dimensão da provação de Jó. Às vezes algo ruim nos acontece, algum mal se abate sobre nós ou nossos familiares, algum “caos” se instala temporariamente e vira nossa vida de cabeça para baixo. Nestes momentos, devemos nos lembrar de Jó, de sua paciência, de sua persistência, de sua fé (2.10). Ele suportou muitas coisas – perdas materiais e pessoais; ele passou pela crise, abateu-se até o pó da terra, esperou pacientemente uma resolução da parte do Senhor para o seu sofrimento. O verso que mais chama minha atenção na história de Jó está em 42.10: “Mudou o Senhor a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos, e o Senhor deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra“. 

Qualquer filho de Deus pode passar por revés em sua vida. Todo revés tem a permissão de Deus para acontecer e, por isto, tem uma lição a ser aprendida e transmitida. Jó tornou-se exemplo para os filhos de Deus até o dia de hoje pelas tribulações e tristezas que passou e pela experiência que adquiriu com Deus. Depois de passar por elas, Jó mesmo afirmou: “eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem”. As dificuldades podem ser instrumentos de Deus para que o conheçamos melhor e mais profundamente. 

Quando algum revés surgir em sua vida, lembre-se desta mensagem. Lembre-se de Jó, da sua terrível condição, de como Deus esteve com ele na dificuldade e que resultado Jó obteve submetendo-se ao Senhor. Revés acontece porque Deus tem um propósito. Aceite que dói menos, aquiete-se na presença do Senhor e, no tempo certo, tudo voltará à normalidade.

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel.

A Agenda para 2020 está quase pronta!

Em Fevereiro todos os eventos já estarão agendados e você poderá visualizar por aqui.