IPJ

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.” – Rm 12.2

A palavra “conformar” em sua essência significa: tomar a mesma forma. Quem já não ouviu sua mãe ou pai dizer: “você deveria ser como fulano… ele é obediente, atencioso, prestativo… seja como ele!”. Apesar da mágoa que isto provocava, o fato é que nossos pais queriam o melhor para nós e nos “conformarmos” com algum modelo bom e correto não deveria ser um fardo, mas sim um alvo a ser atingido.

Os irmãos de Roma estavam na contramão; estavam abandonando o modelo proposto em Cristo Jesus para se conformarem com o mundo e seus valores. Chamamos a este processo de “mundanismo”, ou seja: tomar a mesma forma do mundo. Sem dúvida alguma esta é a mais antiga e eficaz artimanha de Satanás. Começa com a relativização daquilo que Deus determinou. O Senhor disse ao primeiro casal para não comer o fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal porque senão morreriam. Satanás disse que isto não era bem assim, e que Deus não queria de fato é que eles fossem como o próprio Senhor. Assim Adão e Eva deixaram de obedecer a Deus para seguir os desejos de seus corações inflamados pelas sedutoras palavra do maligno.

Satanás continua a seduzir os filhos de Deus fazendo-os relativizar sua Palavra. Diz ele aos ouvidos incautos: “Pequenas mentiras são toleráveis, principalmente se você se beneficiar delas…” – ou então: “adultério não é mais crime nem no código penal brasileiro… vai nessa… depois você se arrepende e tudo volta a ser como antes…” – ou ainda: “você prometeu tal coisa e não quer cumprir? Diga que pensou melhor e não cumpra a sua palavra… o que a outra pessoa vai fazer?… chorar?… problema dela, não seu!”; e, por fim, o diabo arremata: “todo mundo faz isto.”

Paulo chama a atenção dos cristãos sinceros e verdadeiros para que não se deixem enganar por Satanás, que não se conformem com este mundo. Ele orienta como fazer isto: “transformai-vos pela renovação da vossa mente”. Transformar é mudar de forma, é assumir outra postura ou atitude diferente daquela que vinha apresentando; é deixar de ouvir as doces e suaves palavras de Satanás para dar ouvidos à Palavra de Deus; é deixar de seguir seu próprio coração e desejos para dedicar-se ao Senhor; é deixar de ir na “onda” dos pecadores para repousar em verdes pastos com o bom Pastor de nossas almas. Quem ouve, segue e descansa no Senhor vai experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Seja um “inconformado” com este século e se torne a imagem e semelhança daquele que o chamou das trevas para a luz.

Um bom e abençoado dia.

Rev. Joel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *