Inclinações.

Pastoral (1)

Porque o pendor da carne dá para a morte, mas o do Espírito, para a vida e paz” – Rm 8.6

 

Você já deve ter visto uma pessoa embriagada tentando caminhar. Ela cambaleia de um lado para outro, para frente e para trás até que se escora num poste, numa cerca ou simplesmente cai, desaba no chão. A maldade que existe em nosso coração “torce” pelo acidente, pela queda, pelo estatelamento no solo, pela desgraça daqueles que exageram na bebida. 

Quando temos esta imagem em nossa mente podemos entender melhor as palavras que o apóstolo Paulo dirigiu aos cristãos de Roma. No verso anterior (v.5) ele fala sobre os que se inclinam, pendem, estão predispostos a bandear-se para a carne – metáfora para os prazeres oriundos da cobiça e dos desejos mais íntimos do coração – cujo centro é o próprio homem. Tais pessoas “são” da carne (a palavra grega usada é “on” oferece a idéia de pertencimento) e para ela se inclinam até o fim. A natureza adâmica se inclina para os prazeres, os desejos do coração e precisa ser contida, pois os que “são” ou “estão” na carne não podem agradar a Deus (v.8). 

Seguindo a mesma linha de raciocínio, Paulo diz que aqueles que  pertencem ao Espírito procuram as coisas que são próprias do Espírito, atitudes que exaltam a Deus e que lhe agradam; o resultado imediato é a paz. 

Este é o momento em que uma introspecção se faz necessária para responder a seguinte pergunta: “para que lado você anda inclinado?” O lado que você der mais importância este será o que vai sobressair e, conseqüentemente, definir sua vida neste mundo e sua “recompensa” no vindouro. 

É sempre oportuno lembrar que a graça de Deus mediante Cristo Jesus retira os seus do império do pecado e quebra esta subordinação aos desejos e inclinação para o mal. Hoje você tem a oportunidade de “ser” e “estar” sob o controle do Espírito de Deus (v.9). Há um convite para que você penda para as coisas do Espírito e buscar as coisas que são do alto.  Incline sua vida para o Espírito e tenha paz em seu coração.

Um bom e abençoado dia.

Rev. Joel

A Agenda para 2020 está quase pronta!

Em Fevereiro todos os eventos já estarão agendados e você poderá visualizar por aqui.