IPJ

No dia 30 de agosto comemoramos 84 anos de organização desta igreja. 

Tudo começou com a chegada do Presb. Fernando Nunes Santana e família em 1921. Foi na casa dele que as primeiras reuniões de estudos bíblicos e orações iniciaram. Eles abriram as portas de seu lar e acolheram as primeiras que o Senhor escolheu: João Bernardino da Silveira e José Marcos de Freitas, com suas respectivas famílias; e assim surgiu a Escola Bíblica Dominical para crianças e também os cultos regulares. 

Em 30 de abril de 1923 cresceram o suficiente para sair da condição de “ponto de pregação” para “Congregação Presbiterial” organizada pelo então Presbitério do Sul.

O primeiro pastor a atender este novo campo foi o Rev. Palmiro Rugeri, que o fez em dois períodos distintos – 1923-1924 e 1928-1937, perfazendo 9 anos de cuidado pastoral. É bem verdade que missionários americanos visitaram o trabalho antes disto: Roberto Frederico Lenington, George Landes Bieckerstapf, e A.C. Conrad. Além destes, pastoreou esta congregação, por breve período, o Rev. Harold Cook. Além disto, esta florescente comunidade presbiteriana contou com a visita dos Revs: Antônio Marques da Fonseca Júnior, Agenor Mafra, Parísio Cidade, Floyd Soevering, Martinho Rickli e Adolfo Anders.

Em 30 de agosto de 1937 o Presbitério organizou a congregação em igreja, onde foram eleitos os primeiros oficiais: Fernando Nunes Santana e João Bernardino da Silveira, e diáconos os irmãos José Marcos de Freitas e Raulino Torrens. Naquele momento a igreja possuía 49 membros comungantes, 47 não comungantes e 76 alunos matriculados na Escola Dominical. O primeiro pastor efetivo foi o Rev. Adolfo Anders.

11 anos depois (1948), sem apresentar nenhum crescimento significativo (contava com 43 comungantes e 64 não comungantes), a igreja retornou à condição de Congregação Presbiterial por não ter condições em manter suas obrigações eclesiásticas. Somente em 31 de maio de 1953 a Congregação foi reorganizada em igreja com tímido rol de membros composto por 32 comungantes e 31 não comungantes.

De 1953 para nossos a igreja vem se esforçando para crescer e se firmar como uma igreja sólida, capaz de manter-se e ajudar outras a se estabilizarem. Pela graça de Deus substituímos o templo antigo – menor e com problemas estruturais – para o que hoje utilizamos. Nosso Conselho é formado por homens de Deus, capacitados pelo Espírito, servos de Jesus Cristo, dispostos a trabalhar com amor e alegria pelo reino. 

Quanto ao crescimento, internamente contamos com 199 comungantes e 50 não comungantes; quanto ao crescimento do presbiterianismo na cidade, somos três igrejas (Central, Antioquia e Jardim das Oliveiras) e uma congregação (Vila Nova). Ver estes números nos faz corar de vergonha. Joinville certamente possui mais de 700 mil habitantes, e não somos 500 presbiterianos nesta cidade. 

Precisamos mudar esta realidade. Está na hora de reunirmos forças e recursos humanos e financeiros para abrir novos pontos de pregação e congregações, e confiarmos na bondosa mão do Senhor que há de nos sustentar e acrescentar, dia a dia, os que serão salvos (At 2.47). Vamos abrir a porta dos nossos lares e corações para abrigar pequenos grupos de estudo, verdadeiros núcleos que poderão se tornar em congregações num futuro próximo e mais tarde em igrejas organizadas. Quem sabe alguém não vai contar a história da igreja que começou em seu lar…

Que o Todo Poderoso abençoe ricamente a sua vida.

Rev. Joel Lemes

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *