Gênesis 28. 10 a 22 – O Deus pessoal

jaco

Jacó era um jovem que ainda não conhecia a Deus. Seu pai Isaque e seu avô Abraão tiveram um encontro transformador com o Senhor, mas Jacó não. Ele era um homem ganancioso, disposto a enganar quem quer que fosse para obter o que desejava; e assim, com a ajuda de sua mãe, enganou seu pai quase cego e “tomou” a bênção que era destinada a Esaú. Isto despertou a ira de seu irmão e atiçou nele o desejo de vingança; por isso estava naquele lugar longe do lar e fugindo da ameaça de morte feita por Esaú. Sem dúvida Jacó fez coisas vergonhosas e desonrosas para obter o que queria. Como poderia voltar? Como viver com a sua consciência? Como restaurar seus laços familiares? Não havia esperança alguma para Jacó porque nada que ele pudesse dizer ou fazer poderia “consertar” o que ele fez. 

É nesta condição de pecador no “fundo do poço” que Deus veio ao seu encontro. Ele se revelou a Jacó através de um sonho, lhe mostrou que existe uma ligação entre o céu e a terra, e que o auxílio divino pode acontecer. Deus afirmou que tinha planos para a sua vida e que estaria sempre ao seu lado. Deus lhe mostrou o que iria fazer, independentemente do que Jacó já tinha feito. Deus foi bondoso e misericordioso com alguém que reconhecidamente não merecia nenhuma consideração. 

Nós somos pecadores. Talvez nosso pecado não seja a ganância, mas pode ser a mentira, o orgulho, a vaidade ou qualquer outra forma de pecado que ofende a Deus e traz desonra e vergonha para nós mesmos e nossos familiares. Talvez você não esteja ainda no “fundo do poço” e esteja tentando “consertar as coisas” com seus próprios recursos físicos, mentais e financeiros; porém, logo perceberá que isto é como a areia movediça que, quanto mais se esforça para sair dela, mais você afunda…

Eu creio que a Bíblia registra a história de Jacó para servir de lição aos filhos de Deus. Creio que Deus tem planos para a minha e a sua vida. Creio que Deus nos ama apesar de quem somos ou do mal que cometemos. Creio que Deus pode perdoar todos os pecados em Cristo Jesus e dar uma nova vida para quem se coloca aos seus pés e se entrega de coração. Creio que Deus está ao nosso lado constantemente, que nos guarda em todo o tempo e lugar, que nos dá o “pão nosso de cada dia”, que restaura nossos laços familiares e, assim, devemos nos comprometer com ele assim como fez Jacó (v.20-22). 

Você também crê desta maneira? 

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel

A Agenda para 2020 está quase pronta!

Em Fevereiro todos os eventos já estarão agendados e você poderá visualizar por aqui.