IPJ

Este texto nos mostra a habilidade de Deus como educador que se utiliza de um fato muito comum a todos os seus ouvintes para lhes trazer uma mensagem ao coração. Naquela época havia duas atividades em destaque: a lida pastoril e a agrária. Ao proferir um ensino que contemplasse qualquer uma destas atividades era maior a possibilidade das pessoas entenderem muito bem o que se desejava apresentar. Deus é o bom pastor e ele promete sair em busca das suas ovelhas dispersas. Esta é a atividade missionária de Deus, que sai de seu santo lugar para ir ao encontro das ovelhas perdidas, feridas e enfermas. Porque ele faz isto?

  1. Porque ama aquilo que lhe pertence. O contexto anterior revela a falta de cuidado dos pastores que deveriam apascentar o povo de Israel, e que eles não eram os donos do rebanho, mas apenas servos do dono, e não faziam o trabalho adequadamente. Por ver o sofrimento dos seus amados, Deus intervém na história dos homens. Ele encarna, assume a forma de homem, e vem para os que são seus porque os quer perto de si para sempre.
  2. Porque as ovelhas não podem encontrá-lo por si mesmas. Este animal é míope e, por isto, não consegue encontrar o caminho de casa sem a ajuda do seu pastor. É a história de Jesus, o bom pastor, que veio buscar e salvar o que estava perdido (Lc 19.10). 
  3. Porque não há obstáculos para ele. Não existe lugar tão distante, nem a noite mais escura, nem da força dos que as mantém reféns (v.12-13) que possa separar aqueles que lhe pertencem (Rm 8.35). Para resgatar os seus, Jesus foi ao lugar mais terrível do mundo: o gólgota!
  4. Porque ele mesmo quer apascentá-las em lugar santo e calmo (v.15), e lhes dispensar cuidados como restaurar a saúde, fortalecer a ovelha fraca, demonstrar justiça em todo o tempo (v.16).  

Deus continua procurando as suas ovelhas. Ele já encontrou você? Sempre é tempo de encontrar-se com o bom pastor.

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *