Eterna Redenção

Blog IPJ

Você já pensou em adquirir algo que nunca quebrará ou terá prazo de validade, algo que não precisa de manutenção?

Por mais que nossa tecnologia tenha avançado ou até mesmo os produtos de criação, a produção humana aumentou sua expectativa de uso, ainda necessita de manutenção e tem prazo de validade. Observe que não existe material que se enquadre nesta categoria. Os fabricantes podem oferecer mais ou menos tempo de garantia, mas produtos que durem eternamente, ninguém garante.

O homem é limitado em suas criações, o interessante é que na carta que o apóstolo Paulo escreve aos Hebreus 9.12, há uma descrição de uma “eterna redenção”. Isso implica em que a obra realizada por Cristo tem durabilidade e garantia eternas, jamais terá fim, findará, acabará.

Se, neste mundo não é possível encontrar uma empresa que dê garantia eterna de sua criação, de seus produtos, com Deus isso não acontece. O Senhor tem uma obra redentora, eterna, qual jamais acabará. A carta aos Hebreus apresenta a distinção entre os sacrifícios feitos pelos sacerdotes no Antigo Testamento e o sacrifício feito por Jesus no Novo Testamento. A diferença é que, no Antigo Testamento, os sacrifícios eram de animais oferecidos a Deus como oferta pelo pecado, e tais sacrifícios deviam se repetir ano após ano. E, a repetição dos sacrifícios parecia apontar para o fato de que a eficácia do sacrifício parecia perder sua validade, necessitando, assim, de novos sacrifícios.

O sacrifício de Jesus Cristo, descrito na Escritura Sagrada, feito no Novo Testamento, foi único e de “uma vez por todas”, não necessitando ser repetido, pois, na cruz, Jesus destruiu completa, total e definitivamente o pecado. Jesus venceu a morte, venceu o mau, ressuscitou, Ele é garantia eterna de redenção, a salvação.

Os sacrifícios realizados no Antigo Testamento, por serem limitados e imperfeitos, precisavam ser repetidos, pois “é impossível que sangue de touros e de bodes remova pecados.” Esses sacrifícios precisavam se repetir ano após ano, não era perfeito. Cristo fora o cordeiro perfeito.

A função dos sacrifícios através dos animais, não era oferecer eterna redenção, o único cordeiro perfeito, qual uma única vez se entregou e completou a abra, foi Cristo Jesus. A função dos sacrifícios do Antigo Testamento era lançar luz e apontar para um sacrifício superior, perfeito e eterno, a saber, o sacrifício de Jesus Cristo, que ofereceu a Deus como oferta pelo pecado não o sangue de animais, mas o próprio sangue, ou seja, sua própria vida.

É assim que o pecador desfruta de eterna redenção, pois, ao olhar para o pecador através da cruz de Cristo, Deus os vê purificados, limpos, santificados pela oferta que Cristo fez na cruz. Oferta perfeita, não necessitamos de oferecer sacrifícios mais hoje, o perfeito cordeiro já foi imolado.

Não devemos nos apegar muito às coisas deste mundo, pois, tudo aqui é passageiro. Contudo, a obra de Cristo é eterna, e é para a eternidade que Ele nos comprou com seu sangue na cruz.

Louvado seja nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, que obteve para nós “eterna redenção”.

A luz deste texto faremos três aplicações para nossas vidas:

  • O Sacrifício de animais não expurga o pecado, por esse motivo anos após após ano era necessário que os sacerdotes, pegassem os melhores animais e os sacrificassem. Esse sacrifício não era perfeito, eterno, necessitava de repetir-se sempre. As coisas deste mundo têm prazo de validade, porém as do Senhor, duram eternamente.
  • O único sacrifício que poderia ser perfeito, deveria ser de um cordeiro perfeito, sem mácula, que cumprisse cabalmente as exigências do Pai. Cristo Jesus concedeu-nos o perdão eterno a redenção eterna, perfeita e inacabada. Sem Cristo Jesus, jamais seriamos lavados, pois seu sangue, o cordeiro perfeito concedeu-nos perdão pleno e verdadeiro.
  • Se você entende que as coisas deste mundo têm prazo de validade, não se apegue as coisas terrenas, o Cristo, o Deus perfeito, deu-nos a redenção eterna. Essa redenção não tem prazo de validade, ela é eterna, jamais vencerá, acabará, findará. Em Cristo Jesus recebemos a eterna redenção. Olhe para Jesus Cristo, viva para Jesus Cristo, busque incansavelmente a Cristo.

Que o Senhor abençoe ricamente sua vida!

Que o Senhor nos abençoe!

Louvado seja o Senhor!

Uma boa semana a todos.

Rev. Cristiam Matos

A Agenda para 2020 está quase pronta!

Em Fevereiro todos os eventos já estarão agendados e você poderá visualizar por aqui.