Entendimento espiritual – Jo 3.10

old-testament

Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?” – João 3.10

A Bíblia é reconhecida no mundo inteiro como uma literatura religiosa e, portanto espiritual. Ainda que sua inspiração seja um ponto controverso, o fato é que admitem que há muita sabedoria em suas palavras. Cientistas buscam em suas páginas informações sobre história de Israel ou sobre referências geográficas para possíveis escavações arqueológicas; pessoas místicas lêem à procura de profecias não cumpridas; e pessoas crentes retiram dela o alimento espiritual para o seu dia a dia. 

Nicodemos conhecia o Antigo Testamento. Como membro do sinédrio tinha acesso às Escrituras, podia ler e também participava dos estudos rabínicos. Nicodemos era considerado um mestre em Israel, ou seja, uma pessoa capaz de ensinar outras a respeito de Deus. Quando Jesus lhe disse: Tu és mestre e não compreendes?… soou como uma repreensão aos ouvidos de Nicodemos. 

Conhecimento não significa entendimento. Saber sobre algo, decorar grandes quantidades de textos bíblicos, manusear a Bíblia com destreza e coisas deste gênero não significa que há verdadeira compreensão sobre o que ali está revelado. Existem pessoas que vivem uma vida inteira envolvida com a igreja e mesmo assim não conseguem compreender a Palavra. Não entendem que a encarnação, a eleição, a justificação, a santificação e tantos outros temas importantes da doutrina cristã não são apenas “palavras difíceis”, mas realidades eternas das quais devem ter consciência para aplicar na vida diária.

Nicodemos era uma pessoa inteligente; tinha conhecimento bíblico, mas não conseguia aceitar o que Jesus e seus discípulos anunciavam (Jo 3.11). Este entendimento e aceitação estão vinculados ao nascer de novo e ao ser iluminado pelo Espírito Santo. 

É nosso dever buscar este conhecimento do alto. O apóstolo Paulo orava para que os irmãos de Colossos fossem agraciados a este respeito:  “Por esta razão, também nós, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que transbordeis de pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; a fim de viverdes de modo digno do Senhor, para o seu inteiro agrado, frutificando em toda boa obra e crescendo no pleno conhecimento de Deus – (Cl 1.9-10).

Você consegue compreender as Escrituras?

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel 

A Agenda para 2020 está quase pronta!

Em Fevereiro todos os eventos já estarão agendados e você poderá visualizar por aqui.