Efésios 4.15 e 16 – Cooperação

SwitchSeven-teamactivities-1024x683

Desde os primórdios as pessoas se unem para suprir suas necessidades básicas como segurança e sustento. Quanto maior é a sociedade, mais serviços são oferecidos e todos são beneficiados. No passado havia o escambo  – troca de serviços e mercadorias; hoje temos o “dinheiro” para comprar tais produtos.

Cooperar é fonte de enriquecimento para todos, desde que os princípios da união se mantenham firmes e estáveis, sem variação de mudança nas regras que regem o cooperativismo. 

Não importa o tamanho da sociedade para que exista uma cooperação efetiva e eficaz. Conheço uma família que trabalha com hortaliças. Cada integrante é responsável por uma atividade – do plantio à colheita, do preparo à entrega nos mercados. Apesar disto, todos estão envolvidos em todas as etapas do processo, ajudando uns aos outros para que os pedidos sejam devidamente atendidos. Por ser uma administração cooperada, todos os familiares tiveram a oportunidade de crescer financeiramente.  Como diz um slogan bem conhecido: quem coopera cresce.

Nos tempos do apóstolo Paulo existiam cooperativas desta natureza. Ele mesmo se “associou” com Áquila e Priscila e, juntos, produziram tendas (At 18.2-3). 

Este princípio de associação era e é muito importante, serviu e ainda serve para toda e qualquer sociedade. Se assim é, podemos e devemos aplicar tais princípios em nossa própria realidade. Por exemplo: todos os integrantes de sua família cooperam uns com os outros? Não tenho dúvidas que um é provedor, outro mantém a casa em ordem, outro ajuda na limpeza e demais fainas do lar. Mas a pergunta não é esta, se cada um faz a sua parte; a pergunta é: cooperam uns com os outros? Cooperar é interagir, é ajudar a fazer, é tornar o serviço menos pesado e solitário. 

O texto de Efésios revela que Paulo queria aplicar este princípio na vida da igreja local, na comunidade dos santos, na sociedade da fé. A motivação para a cooperação é objetiva: crescer em Cristo; e o amalgama que une uns aos outros é a verdade e o amor (v.15). Tendo a missão bem definida, e garantido o suprimento de energia, cada pessoa deveria se “encaixar” umas às outras, como numa engrenagem onde cada dente tem seu respectivo lugar e que ali permanece porque tem auxílio de uma “junta” que o mantém em seu devido lugar. Pessoas que fazem também são pessoas que unem, que agregam, que incentivam, que ajudam; e quando todos trabalham juntos, sob o mesmo ideal e com o mesmo objetivo, todos crescem e são edificados em amor. 

Vamos cooperar para crescermos juntos?

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel

A Agenda para 2020 está quase pronta!

Em Fevereiro todos os eventos já estarão agendados e você poderá visualizar por aqui.