IPJ

“Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele” – Pv. 22.6

 

Existe uma associação quase inconsciente entre professor e criança. No entanto, existem professores que ensinam pessoas mais “vividas”, inclusive algumas mais idosas do que o próprio professor. Na tênue tentativa de conciliar alunos mais novos com mais velhos podemos entender que o aluno é sempre alguém que está descobrindo o “algo novo” com o auxílio de alguém para guiá-lo durante este processo aquisitivo. Neste contexto o professor é esta pessoa abençoada que tem no coração um amor intenso ao ponto de querer compartilhar um pouco do seu saber como aqueles que não o possuem e, desta forma, o ato de ensinar por si mesmo é generoso e gratificante porque se satisfaz em ver seus esforços vencerem a “inércia” e quebrar as barreiras intelectuais enfrentadas pelos seus aprendizes. 

Professores que ensinam para a vida são importantes. Que seria deste mundo se não existissem professores? O cientista de hoje aprendeu com muitos mestres até chegar onde está, e o mesmo vale para qualquer profissão ou vocação, inclusive para o próprio professor. A sociedade deveria tratar melhor seus professores, e as pessoas deveriam ter mais respeito e consideração por estes que se doam com tanto empenho e desprendimento. 

Existe uma classe de professores que, aos meus olhos, são ainda mais importantes: aqueles que de dedicam ao ensino da sã doutrina. Entendo que são diferentes e especiais porque preparam seus alunos não só para viverem condizentemente neste mundo, mas também para a vida eterna. 

Pensando especificamente no ensino formal realizado no seio das igrejas cristãs, o professor da Escola Bíblica Dominical tem todo o meu apreço, reconhecimento e apoio; seja qual for a faixa etária que atendam, sejam quais forem as dificuldades enfrentadas dentro e fora da sala de aula, lá estão os nobres professores a trabalhar com honra, galhardia e alegria; e fazem isto não porque almejam algum cargo eclesiástico, nem tampouco para serem distinguidos dos outros membros da igreja: fazem por amor ao reino e às pessoas que Jesus lhes confiou. 

Que o Senhor todo poderoso abençoe ricamente a todos os professores, especialmente aqueles que labutam no ensino das sagradas escrituras. 

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *