IPJ

Deus criou o primeiro homem, Adão, à Sua imagem e semelhança. Deus fez um pacto a fim de que, através da obediência aos Seus mandamentos, este pudesse obter vida.

O homem não foi capaz de cumprir o pacto, ele falhou, desobedecendo a Deus deliberadamente, fazendo uso do seu livre-arbítrio, o qual existiu apenas em Adão e Eva, eles rebelaram-se contra o Criador.

Este pecado inicial de desobediência, gerou a Queda do Homem, que resultou na morte espiritual, na ruptura de sua alma com Deus, o que mais tarde trouxe também sua morte física.

Sendo Adão o representante de toda a humanidade, todos caímos com ele e fomos afetados pela mesma corrupção do pecado.

Tornamo-nos objetos da justa ira de Deus e a morte passou a todos os homens. Toda a humanidade herdou a culpa do pecado de Adão e por isso todos nascemos totalmente depravados, inclinados para o pecado, mortos espiritualmente.

A morte espiritual não quer dizer que o espírito humano esteja inativo, mas sim que o homem é culpado, temos um passado manchado, corrupto, possuímos uma natureza declinada, má.

A depravação total quer dizer que os homens são extensivamente maus, todo o nosso ser, intelecto, emoções e vontade estão corrompidos pelo pecado.

A depravação total demonstra uma inabilidade do homem, total para restaurar o relacionamento com seu Criador. Por causa da depravação, o homem natural, por si mesmo, é totalmente incapaz de crer verdadeiramente em Deus, como o Senhor.

O pecador está morto, cego e surdo para as coisas espirituais. Desde a Queda o homem perdeu o seu livre-arbítrio e passou a ser escravo de sua natureza corrompida e por isso ele é incapaz de escolher o bem em questões espirituais.

A depravação total demonstra que o homem é incapaz de fazer algo que agrade a Deus, pois até mesmo suas escolhas tornam-se falhas, perante os olhos do Senhor.

Todas as falsas religiões são tentativas do homem de construir para si um deus que lhe agrade, seja propício.

Todas as tentativas acabam errando o alvo, pois o homem natural por si mesmo não quer buscar o verdadeiro Deus.

Devido ao estado de depravação do homem, se Deus não tomasse a iniciativa de salvá-lo, ele continuaria morto eternamente.

O homem natural sem o conhecimento de Deus jamais chegará a este conhecimento se Deus não ressuscitá-lo espiritualmente através de Jesus Cristo.

O homem natural somente conhece a Deus, porque Ele o chamou, iniciou em Deus, O Pai. É uma ação vinda do céu para a terra. Inicia com Deus, para o homem e nunca do homem para com Deus.

A maravilhosa graça alcança os seus, em Jesus Cristo, somos restaurados, redimidos, regenerados.

Em Cristo somos feitos discípulos, para a glória do Pai.

Que o Senhor nos abençoe, hoje e por toda a eternidade.

 

REFERÊNCIAS BÍBLICAS: Gn 2.17; Gn 6.5; Gn 8.21 / 1 Rs 8.46 / Jo 14.4 / Sl 51.5 / Sl 58.3 / Ec 7.20 Is 64.6 / Jr 4.22; Jr 9.5-6; Jr 13.23; Jr 17.9 / Jo 3.3; Jo 3.19; Jo 3.36;Jo 5.42; Jo 8.43,44 / Rm 3.10-11; Rm 5.12; Rm 7.18, 23; Rm 8.7 /1Co 2.14 / 2Co 4.4 / Ef 2.3 / Ef 4.18 / 2Tm 2.25-26 / 2Tm 3.2-4 / Tt 1.15

 

Rev. Cristiam Matos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *