Confiar em Deus.

Blog IPJ (2)

Confiar em Deus – Jó 1.6-19

No início do sexto versículo encontramos o termo filhos de Deus, esta expressão nos remete aos anjos. Eles estavam indo apresentar-se ao Senhor. Aqui estamos perante um concílio celestial, no qual aparece os filhos de Deus, a saber, os anjos e incluindo o adversário. Vamos dizer que o adversário era um inspetor de Deus entre os homens, aqui na terra e o acusador dos homens junto Deus no céu.

Temos a total convicção de que Deus tem todo o poder, tudo está debaixo de sua vontade, nada pode ser feito sem que Deus autorize.

No texto encontramos que o adversário, para fazer o mal à vida de Jó, teve que receber a permissão de Deus. O Senhor ordenou que ele não tocasse na vida de Jó. O Agostinho de Hipona tem razão ao afirmar que Satanás é o cachorrinho na coleira de Deus, ou seja, ele somente vai até onde o Senhor autoriza. Tudo está debaixo dos decretos de Deus, nada foge do controle do Senhor.

Deus se glorifica quando aponta para Jó como a criação da Sua graça redentora. Na parte b do oitavo versículo está escrito, “Ninguém há na terra semelhante a ele”. Este endosso divino, vai muito além da descrição que encontramos no primeiro versículo.

Embora o acusador hostil não consiga encontrar nada na vida visível de Jó, para tentar condená-lo, ele insinua que a aparente devoção do patriarca é de absoluto interesse pessoal. O adversário acusa Jó, afirmando que sua devoção não passa de uma mera barganha.

Ele diz que Jó era um enganador, ele tenta arrancar Jó das mãos de Deus, insinuando que o verdadeiro pai de Jó, era o adversário, pois suas ações não passavam de meros interesses. O enganador dá a entender que Jó adorava a Deus e era piedoso, porque ele tinha boa família, bons animais, grandes riquezas e sua piedade era fraudulenta, fruto de barganha. O adversário ao lançar essas acusações, está dizendo que Deus é muito ingênuo, em acreditar que ele o adorava verdadeiramente. Ele afirma que se Deus tocar em tudo o que ele tem, ou seja, retirar de Jó todas as bênçãos, com certeza ele blasfemaria em tua face.

Satanás tenta empregar algumas inverdades, sobre Jó, primeiro ele não era piedoso, segundo ele não adorava a Deus pelo que Ele é, mas pelo que Ele pode lhe conceder.

Deus ao ouvir as acusações que o adversário faz contra Jó, permite que ele tente a Jó, mas não podia tocar em sua vida. Aqui encontramos algo extraordinário e confortante, uma grande lição para a vida, o Adversário não pode fazer nada, contra ninguém sem que Deus autorize.

Deus em sua soberania, o Rei, Senhor dos Senhores, em sua autoridade e poder, comanda todas as coisas, nada foge do seu controle. Nada acontece sem que Ele saiba, nem um só fio de cabelo cai sem que Deus permita.

O adversário foi autorizado por Deus para vir a terra e tentar a Jó, com a autoridade concedida por Deus, o adversário começa seu plano, para provar que Jó não amava a Deus pelo que Ele era, mas sim pelo que havia recebido de Deus. Então, em um só dia, Jó perde toda a sua riqueza, o adversário ceifa a vida dos animais, de seus sete filhos e suas três filhas e os seus servos. Em um único dia o homem mais rico do oriente torna-se falido.

Nenhuma dessas perdas abala a fé de Jó, pois ele sabia que sendo temente a Deus, ele confiaria no Senhor e desta forma não importando as circunstâncias, ele sempre irá adorar a Deus.

A luz deste texto podemos entender que confiar em Deus, não importa qual a provação nem o momento, é entender que somos dependentes dEle. Todas as coisas aconteceram porque o Senhor autorizou. Confie nEle, Ele está no controle de todas as coisas. O Senhor nunca desampara os seus, Ele está no controle governando nossa vida para Sua glória.

Cristo Jesus, nosso Salvador, é o verbo que se fez carne, e para resgatar-nos deu sua vida por você, Ele sofreu toda sorte de tentação e venceu. Convido você a confiar em Cristo, como seu único Senhor e salvador, Ele disse Eu Sou o caminho a verdade e a vida.

Cristo é o único caminho, confie nEle!

Que Deus o abençoe Ricamente.

Confie nEle!

Rev. Cristiam Matos

A Agenda para 2020 está quase pronta!

Em Fevereiro todos os eventos já estarão agendados e você poderá visualizar por aqui.