Atenderam à voz do Senhor

Blog IPJ

Ageu 1.1-15

O primeiro capítulo do livro do profeta Ageu, dos versículos primeiro ao décimo primeiro, temos o relato do Senhor levantando um profeta para falar com o povo logo após o exílio. O profeta Ageu foi o primeiro profeta a falar depois do exílio, nesta ocasião o povo é chamado para considerar o passado. Deus está exortando o seu povo quanto aos erros do presente. Nesta ocasião Deus convida o povo para refletir sobre os acontecimentos do passado, o porquê eles foram levados para o exílio.

O profeta por intermédio de Deus elenca os pecados do povo; eles estavam preocupados com suas casas e esquecendo da casa do Senhor, o discernimento estava confuso e faziam uma leitura errada do tempo de reconstruir a casa de Deus. A consideração que estavam fazendo do passado estava desfocada, errada, não conseguiam enxergar corretamente. Não tinham satisfação espiritual em suas realizações, semeavam muito, mas colhiam pouco, comiam e não se fartavam, bebiam e não se saciavam, vestiam e não se aqueciam, recebiam salário e o colocavam num saco furado. Não obstante tudo isso, permaneciam paralisados espiritualmente. Podemos destacar que a falta do temor de Deus produziu o relaxamento na vida espiritual. Onde não há temor de Deus, a vida espiritual é enviada ao profundo abismo, ou seja, em decadência continua.

Ageu exorta o povo para ouvir a voz de Deus, após esse momento, o povo ouve a voz de Deus através do profeta, atende a Sua voz com obediência e humilde reverência. O profeta agora torna a falar com o povo, mas a tonalidade de sua fala muda, neste momento temos palavras de ânimo e encorajamento.

         Por esse motivo o tema da nossa pastoral é: Atenderam à voz do Senhor. Ao ouvir a voz de Deus através do profeta, o povo temeu diante do Senhor, eles compreenderam seu pecado, não ficaram no campo da conjectura, encontrando desculpas, o Espírito Santo deu o entendimento. Eles caem em si, por isso agora o povo temeu diante do Senhor.

O temer a Deus significa respeitar e reverenciar a Deus, reconhecendo a sua grandeza e santidade. Temor a Deus não é medo que o faz fugir de Deus, mas é respeito, amor, obediência e adoração a Ele.

A voz de Deus é poderosa e traz encorajamento, por isso duas verdades merecem destaque.

A primeira é que a liderança temeu diante do Senhor, uma liderança que não expressa Deus em sua vida, que não tem Cristo como a primazia de sua vida, não ensina, não alimenta o povo de Deus.

A liderança tem que testemunhar ao Senhor, a Cristo em suas atitudes, decisões e estilo de vida. Uma liderança fraca produz servos fracos, uma liderança negligente produz discípulos negligentes. Os discípulos se parecem muito com seus líderes.

Neste sentido que dizemos somos discípulos de Cristo, a profundidade dessa palavra é muito grande, os líderes têm que se parecer com Cristo. Um discípulo se parece com o seu mestre, e nos momentos de maior dificuldade é que encontramos os líderes que vivem uma vida para Cristo.

O segundo destaque está em, “…e todo o resto povo atenderam a voz do Senhor…, eles ouviram a exortação que estava sendo feita, o Espírito Santo os incomodou a considerar o passado, entenderam que estavam em pecado e então acordaram, limparam suas lentes, focaram no Senhor e atenderam sua graciosa voz. Todo o resto do povo atende ao chamado do Senhor.

A presença de Deus é a melhor benção que nós podemos receber. Esta afirmação podemos fazer porque todas as outras bênçãos estão inclusas com a presença do nosso Senhor.

O povo foi despertado e hoje estamos sendo despertados com essa palavra de encorajamento, Deus trabalha em nós antes de trabalhar por nosso intermédio.

O Senhor deu ânimo e coragem aos dois líderes, esse impacto extraordinário não ficou apenas no coração, mas desceu para as mãos.

Deus despertou o espírito da liderança e dos liderados, então ele se pusera na obra na casa do Senhor.

Meu amado irmão o Senhor está lhe exortando, mas esse exortar é de encorajamento, voltemos nossos olhos para o Senhor. Você está sendo chamado para a obra de Deus.

Se lembre que a presença de Jesus Cristo é a melhor benção que podemos receber.

Ele está presente em nossas vidas! 

Louvado seja Deus!

Rev. Cristia0m Matos

A Agenda para 2020 está quase pronta!

Em Fevereiro todos os eventos já estarão agendados e você poderá visualizar por aqui.