Associação – Salmo 1.1

online

Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores“. 

Este é um salmo didático, ou seja, sua intenção é ensinar ao povo o caminho da felicidade. Ler este salmo é encontrar sabedoria em como proceder durante a vida toda.

Este primeiro verso em particular trata das pessoas com quem nos associamos ou às que prestamos atenção em suas palavras para formar algum juízo sobre algo. São pessoas destituídas dos princípios e valores cristãos que estão a todo momento propalando suas idéias aos quatro ventos e chamando pessoas para segui-los. Qualquer semelhança com a infinidade de pessoas usando a internet para autodivulgação de suas ideologias radicais, “fake news” (notícias falsas) e outros usos capciosos não é mera coincidência. Não importa se são médicos, psicólogos, filósofos, teólogos ou quaisquer outros doutores de áreas diversas que estão falando ou “profetizando” o futuro da humanidade. É preciso tomar muito cuidado nestes tempos de “achismos” e “quem disse”. Seguir tais pessoas, reproduzir suas falas ou textos, defender seus argumentos sem conferir se de fato são verdade ou quais suas verdadeiras intenções é correr o sério risco de colocar seu bom nome na lama. Seu nome é seu bem mais precioso e você precisa preservá-lo. O autor de Provérbios, a este respeito, disse: “Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas…” (Pv 22.1).

Não tenho a pretensão de dizer quais são as pessoas que você deveria se associar ou escutar ou seguir nas redes sociais. Somente oriento para que siga a instrução do salmista e procure investigar um pouco a respeito da pessoa a quem você recorre para conselhos ou para formar opinião sobre alguma notícia. Evite também falar mal daquilo que você não tem base sólida e confiável, seja contra ou a favor de governos ou servidores públicos ou de qualquer pessoa. Tenho absoluta certeza que se você e eu assim procedermos seremos mais felizes.

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel   

A Agenda para 2020 está quase pronta!

Em Fevereiro todos os eventos já estarão agendados e você poderá visualizar por aqui.