IPJ

Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz” – Ef 6.15

 

Uma das partes mais importantes do uniforme ou “armadura” para um soldado é, sem dúvida,  aquela que diz respeito aos seus pés. Eles precisam estar bem acondicionados, protegidos e confortáveis para que o soldado possa caminhar por muitos quilômetros ou fazer pequenos deslocamentos acelerados, seja qual for o terreno que tenha de percorrer. 

Conta-se que na segunda guerra mundial, a Força Expedicionária Brasileira impressionou por sua resistência diante do clima hostil que enfrentavam. As tropas aliadas sofriam com o frio e a neve, pois os pés constantemente úmidos causavam diversos problemas, e entre eles a amputação de dedos por causa da gangrena. Os brasileiros, mal aparelhados e com uniformes mais leves do que o tempo recomendava, não tinham tanta dificuldade. A solução encontrada pelos pracinhas foi “forrar” roupas e coturnos com folhas de jornais, e isto os mantinha quentes e secos. 

O apóstolo Paulo, descrevendo a armadura romana, teve o cuidado de referir-se ao calçado e criou um paralelo de importância com a “preparação” do evangelho da paz. Como no militarismo romano, todo bom soldado deve estar sempre pronto para cumprir ordens e, portanto, devidamente trajado para qualquer situação; nada deve impedi-lo de cumprir suas ordens, seja dia ou noite, calor ou frio intenso, clima seco ou úmido. 

Creio que não há dúvidas sobre o intento de Paulo neste verso, pois todo cristão engajado nas fileiras do Senhor precisa estar preparado para dar razão de sua fé. Há uma grande possibilidade do apóstolo referir-se ao profeta Isaías que disse: “Que formosos são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia coisas boas, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! – Is 52.7. 

Todo crente deveria estar preparado para falar do evangelho de Cristo, das boas novas de salvação, da promoção da paz entre Deus e os homens mediante o sacrifício de Jesus. Você está?

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *