IPJ

“Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus” – João 3.21

A busca do homem pela luz não é algo recente. A descoberta do fogo e sua utilidade mudaram a realidade do homem. Em busca de uma luz mais potente e significativa, Thomas Alva Edson inventou a lâmpada. O constante aprimoramento resultou no que vemos hoje – cidades inteiras iluminadas durante a noite toda, numa tentativa efêmera de afastar as trevas que tanto angustiam e amedrontam. 

É importante ressaltar que não existe luz dentro do ser humano porque, como bem disse o salmista Davi, todos são pecadores desde seu nascimento. Nos momentos de dificuldade, de tensão, de agonia, muitas vezes as pessoas reagem de forma inesperada e desproporcional. Sentem o peso da escuridão sobre seus ombros e se assustam com suas próprias reações. Quanto maior o espaço cederem para a escuridão mais freqüentes serão suas ações obscuras. 

Podemos comparar o ser humano com a lua. Enquanto orbita ao redor da terra existem momentos em que o sol quase não tem incidência sobre ela e, portanto, fica no escuro; quando ela em sua trajetória se aproxima do sol, ela passa a refletir a luz solar. Quando está totalmente exposta brilha gloriosamente e faz a alegria de todos os românticos de plantão. 

É muito bom estar na presença da luz. Há uma sensação de envolvimento, segurança e paz. Em contrapartida, a escuridão tem a capacidade de revelar o pior dentro da alma humana; ela esconde medos e perigos, violência e dor. O verso escolhido para esta pastoral mostra como aproximar-se da luz de Deus e desfrutar dos seus benefícios: praticando a verdade em todo o tempo, seja ele de intensa luz ou de obscuridade. Quanto mais colocamos a verdade em prática em nossas vidas, mais nos aproximamos de Deus e maior será o brilho do seu amor, graça e misericórdia que refletiremos uns aos outros. Como disse o apóstolo Paulo: “Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz” – Efésios 5.8.

Vamos nos aproximar cada vez mais da luz do Senhor?

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *