IPJ

Na teologia existe uma matéria chamada escatologia – o estudo das últimas coisas. Dependendo da linha de interpretação adotada, alguns entenderão os acontecimentos do presente como sinais do que está porvir (o início do milênio) ou de que a ação de Deus já está em andamento e breve hão de se cumprir.

Uma destas linhas chama-se amilenismo, e ela, de forma geral, entende que o milênio é figurado e não deve ser entendido como algo cronológico em seus eventos. Para os amilenistas, o milênio corresponde ao período entre a primeira e a segunda vinda de Cristo, a qual colocará um ponto final em todas as coisas. 

Partindo deste pressuposto, o que vivemos hoje em relação a este vírus é um sinal visível de uma ação de Deus com a finalidade precípua de mostrar aos homens que eles devem se arrepender de seus maus caminhos, de suas arrogâncias, de suas tentativas fúteis em usurpar o lugar de Deus. O homem tem a capacidade para criar vírus em laboratório, para disseminá-lo entre seus semelhantes e provocar discórdia, caos financeiro e redução da população mundial. O que o homem não sabe é que nada disto aconteceria se o Senhor não tivesse permitido e que, portanto, tem um propósito bem definido para isto. Basta entender que o texto escolhido aponta para isto, onde o cavaleiro do cavalo branco é uma referência clara a Jesus (Ap 19.11-13) que já reina, mesmo que os homens não admitam, e os demais cavaleiros que o seguem estão sob seu comando (vermelho, preto e amarelo). A eles foi dada autoridade para fazer o mal, para provocar a dor, para dar um “incentivo” através da força bruta. Porém, nem mesmo assim tais homens chegarão ao arrependimento (Ap 9.20 e 16.9 e 11). 

Eventos de pestilência, guerras e mortes generalizadas foram preditos e ocorreram ao longo da história. Cada um, a seu tempo, foi um sinal para que os homens se arrependessem de suas obras más. Hoje é o tempo oportuno para arrependimento. Em breve Jesus voltará definitivamente e levará para si o povo escolhido composto pelos homens alcançados pelo Espírito, arrependidos, contritos, que amam e obedecem a Jesus. 

Se Jesus voltasse hoje, Você estará entre eles?

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *