IPJ

Refletiremos essa manhã no tema; A Caminho do Ano Novo. A cada doze meses, um ciclo se completa e então inicia-se um ano para percorrer, por mais doze meses. Não estamos pensando no que já passou, mas no porvir, para isso necessitamos de planejamento e disciplina para completar nossos objetivos traçados. A título de ter disciplina, usaremos Noé, quando Deus ordenou que ele construísse a arca, ele teve que traçar uma meta, ter disciplina e perseverar para cumpri-la, imagina o quanto foi difícil para ele construir uma arca, e mesmo assim alcançou o objetivo traçado. Salomão escreveu em provérbios 16.1; “O coração do homem faz planos, mas a resposta certa vem dos lábios do Senhor”, tudo o que faremos é colocado na presença de Deus, para andarmos no centro da vontade do Pai. Neste sentido estabelecer uma meta é muito importante. Assim como planejar nosso ano é importante, precisamos iniciar com a primazia de nossas vidas, a maior meta a ser traçada, nossa vida com Deus. Metas na vida de um homem de Deus, como o apóstolo Paulo era um servo do Senhor com metas, conforme registro em sua primeira carta aos Coríntios 9.26; “Assim corro também eu, não sem meta; assim luto, não como desferindo golpes no ar.”; Filipenses 3.14; “Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus.” Paulo tinha suas metas como vida Cristã, neste sentido pergunto: Qual é sua meta na sua vida cristã? O que você estabeleceu de meta para sua vida cristã?
Se não estabeleceu, estabeleça, coloque algumas metas, estude mais a bíblia para maior compreensão dela. Converse com Deus, faça jejum, coloque em suas metas, Jesus Cristo para andarmos mais próximo dEle. Nós somos discípulos de Cristo e queremos intimidade com Senhor para parecermos mais e mais com nosso Senhor e Salvador.
Nós precisamos de disciplina em tudo que queremos alcançar, para que um aluno passe na escola ou na faculdade, tem que ter disciplina com seus estudos, um atleta precisa de disciplina em seus treinos, um bom músico precisa de disciplina, em seus estudos e treinos. Em tudo na vida é necessário ter disciplina, para que seu objetivo seja alcançado. Na vida de homens de Deus, vemos precisamos ter disciplina.
Paulo, o apóstolo, servo de Cristo Jesus em sua primeira carta aos Coríntios 9.25,27, “Todos atletas em tudo se domina; aquele para alcançar uma coroa corruptível; nós, porém, a incorruptível. Mas esmurro o meu corpo e o reduzo à escravidão, para que, tendo pregado a outros, não venha eu mesmo a ser desqualificado.” Para que nossa vida cristã prosperar, precisamos ser disciplinados, na leitura da palavra, na oração, no jejum, na busca da santificação, estar sempre próximo de Cristo Jesus, buscando a Ele. Mas lembre-se que disciplina não é legalismo, disciplina é compromisso, é levar as coisas a sério, é não brincar em serviço, é não brincar de ser cristão, é pregar e viver o verdadeiro amor, disciplina é o caminho para o crescimento e a maturidade cristã. A vida cristã com alvo e determinação centrada em Cristo Jesus torna-se perseverante. Os objetivos traçados são longos e árduos, passando por várias fazes, em algumas parece que tudo está perdido, nos falta forças para dar continuidade, mas se formos perseverantes, alcançaremos a coroa da salvação que encontramos apenas em Jesus Cristo. Na escritura sagrada encontramos várias histórias de pessoas que foram perseverantes, e temos vários motivos para perseverar, como escrito no evangelho segundo Mateus 24.13, “Aquele, porém, que perseverar até o fim, esse será salvo”, em Romanos 12.12, “regozijai – vos na esperança, sede paciente na tribulação, na oração, perseverantes;” em Atos 2.42, “E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.”, em Apocalipse 2.10, “Não temas as coisas que tens que sofrer. Eis que o diabo está para lançar em prisão alguns dentre vós, para serdes posto à prova, e tereis tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.” A vida cristã não é daqueles que começam, mas sim daqueles que terminam, assim como o apóstolo Paulo registra em sua segunda carta a Timóteo 4.7-8, “Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quanto amam a sua vinda.”
Na busca dos nossos ideais, metas, precisamos ser perseverantes, não devemos desanimar, sermos pessimistas, é preciso seguir em frente, às vezes será sangue (dor), suor, lágrimas, mas se lembre que vale apena perseverar. Perante tudo o que foi visto até esse momento, nos perguntamos, como isso é possível, a resposta está no livro de Isaías 41.10, “Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.”
Nosso Senhor, é nossa força, quando estamos em Cristo Jesus, somos fortalecidos, sustentados, cuidados por Cristo Jesus. Neste ano que inicia, procure viver em Cristo, para Cristo, somente por Cristo. Nossos dias estão voltados para agradar o nosso Senhor, qual um dia estaremos com Ele, louvando e glorificando Seu Santo nome, por toda eternidade. Pense que dia glorioso será quando Cristo voltar e disser, entre venha partilhar do pão. E todos em uma só voz iremos glorificar com as palavras; Santo, Santo, Santo é nosso Senhor e salvador!
Cristo Jesus é nosso sustento, o único caminho para eternidade, aquele que crer em Jesus Cristo, esse será salvo no Senhor. Que Deus abençoe o ano que entra e que sua maravilhosa graça nos fortaleça, pois Ele é nosso Senhor. Que Cristo Jesus reine em nossas vidas.
Um feliz ano novo e que esse ano nossas metas estejam pautadas em Cristo Jesus.
Deus abençoe nossa vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *