IPJ

Os lábios mentirosos são abomináveis ao SENHOR, mas os que agem fielmente são o seu prazer” – Pv 12.22

 

O verbo “mentir” é a ação intencional de enganar, ludibriar, faltar com a verdade. A mentira é uma atitude que pode ser defensiva ao tentar “esconder” algo é prejudicial à moral ou então que pode ser uma tentativa de impedir que seu conceito diante de outras pessoas seja denegrido. Também pode ser um instrumento para ocultar a verdade com a finalidade de levar alguma vantagem ou então para “evitar” o que julga um mal maior, como por exemplo falar ao doente terminal que seus dias estão chegando ao fim (na intenção de poupá-lo). 

A Bíblia é clara a respeito da mentira e não deixa de registrar quem é o mentiroso e qual o resultado de seus atos. Exemplos disto são Acã (Js 7.19-25) e o casal Ananias e Safira (At 5.1-11). Jesus diz abertamente que o pai da mentira é Satanás e quem engana, mente, dissimula é seu filho (Jo 8.44).

O texto de provérbios é bastante contundente ao afirmar que o Senhor abomina (causa asco, ojeriza, repulsa) àqueles que mentem independentemente das desculpas que seus lábios possam pronunciar. Quem mente não é visto com bons olhos por Deus, não será tido por inocente em hipótese alguma. 

Digno de nota que esta atitude não é restrita ao relacionamento do homem com Deus, mas também do homem com o seu próximo. Enganar seu semelhante para dele obter lucros de qualquer espécie (financeira, emocional ou moral) é algo execrável aos olhos do Senhor; dentre as sete coisas que Deus aborrece duas dizem respeito à mentira (Pv 6.16-19 – confira!). 

Imagino que você quer ser um filho ou filha de Deus que realmente agrada ao Senhor. Creio que está bem claro o que o Todo Poderoso espera de você neste quesito: ser fiel e falar a verdade sempre. Foi esta a recomendação do apóstolo Paulo aos irmãos de Éfeso – recomendação esta que serve para todos os cristãos de nossos dias: “Por isso, deixando a mentira, fale cada um a verdade com o seu próximo, porque somos membros uns dos outros” – (Ef 4.25).

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *