IPJ

Esta palavra no original grego expressa a mudança mútua para compor uma diferença; em outras palavras: um cede um pouco aqui o outro acolá. Tratando-se de relações humanas, quando duas pessoas resolvem acabar com um desentendimento acabam por perceber que ambas saíram ganhando. O diálogo é restabelecido, e a paz volta a reinar no ambiente onde as duas estão. 

Este princípio de mudança mútua não se aplica na relação do homem com Deus, pois o Senhor é imutável em sua essência. Ele criou as regras, as leis, os mandamentos, e não admite que sejam estes relativizados ou desprezados ou ainda parcialmente aceitos. A presença do pecado por si só afasta o homem de Deus de tal forma que o homem, por seus próprios meios, ações ou força jamais poderá permanecer na presença do Senhor. A situação do homem é irreconciliável se depender dele, mas não se depender de Deus. É aqui que Jesus entra na história humana – como mediador entre dois contendores. É o amor de Jesus que constrange o pecador, que o faz entender que agora está “morto” para seus delitos e pecados, mas vivo para Deus (v.14.15). É mediante sua morte e ressurreição que o pecador recebe o perdão de seus pecados, a purificação de sua injustiça, a oportunidade de viver uma nova vida! (v.17). E tudo isto vem de Deus, pois é ele quem vai ao encontro do pecador para reconciliá-lo consigo mesmo (v.18). Não há mais condenação (Rm 8.1), nem há mais distância (Ef 2.13), nem há mais nada capaz de nos separar do amor de Cristo (Rm 8.35-39). Quem está em Cristo tem paz com Deus (Rm 5.1).

Esta reconciliação é algo tão especial que devemos compartilhá-la com todas as pessoas como um ministério concedido pelo Senhor (v.18). Devemos falar da mediação de Cristo (1Tm 2.5; Hb 8.6) onde as transgressões perpetradas são perdoadas por seu precioso sangue (v. 19; 1Jo 2.12).  Somos comissionados pelo Senhor para sermos seus embaixadores, dignos representantes do reino dos céus neste mundo tenebroso anunciando a todos: reconciliem-se com Deus! (v.20). 

Você já está reconciliado com Deus? Este é o tempo oportuno!

Um bom e abençoado dia!

Rev. Joel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *