IPJ

Graça barata. A primeira vez que me deparei com este termo foi nos escritos do Rev. Dietrich Bonhoeffer, pastor luterano que viveu no período da 2ª grande guerra, que se queixava que os cristãos de sua época viviam uma graça que não custava nada. 

Se olharmos hoje para o nosso país veremos que muitas pessoas também correm atrás de uma “graça barata”, desejosos de receberem bênçãos sem se disporem a oferecer suas vidas no altar do Senhor.  É a perversão da oração que Jesus ensinou:  “venha a nós o vosso reino” transformou-se em “venha vós ao nosso reino!”. São pessoas querem o céu na terra, as bênçãos sem perseguições, vitórias sem lutas. 

Pedro sabia o preço da graça. Ainda que nada custasse em relação ao que Cristo fez pelos seus amados, o fato era que vivê-la implicava em possíveis perdas e danos físicos e materiais. É por isso que ele nos alerta a ficarmos sóbrios e vigiar. Sóbrio é a antítese de “embriagado”, pessoa que não está em seu juízo perfeito, que está sob a influência de substâncias que interferem em sua lucidez e reflexos. Vigiar é o verbo que expressa a ação de quem está atento a tudo, que não se deixa enganar, que está plenamente acordado e pronto para encarar os desafios. 

O motivo para a sobriedade e vigilância é nosso eterno inimigo, aquele que não dorme, que ruge feito leão – ele não é o leão, mas tenta imitar o Leão de Judá, procurando os embriagados e incontinentes para provocar-lhes duras perdas.

A graça de Deus se revela no fato de que nós, por nossas próprias forças, não podemos nos manter diante dele. Precisamos de Deus. Precisamos que o anjo do Senhor acampe-se ao nosso redor e nos livre (Sl 34.7). É só através da misericordiosa graça de Deus que nossa fraqueza é transformada em força, nossa incontinência em vigilância constante, nossa ingenuidade em prudência e sabedoria. 

Somente a graça nos dá forças para resistir firmes na fé e nos consolarmos com o fato de que, por todo o mundo, existem cristãos que passam pela mesma situação e estão perseverando firmes na fé.

Você conhece a maravilhosa graça de Jesus? Então disponha-se a pagar o preço por tê-la em sua vida.

Um bom e abençoado dia.

Rev. Joel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *